Eventos assim são muito importantes para que obtenhamos encaminhamentos de medidas concretas em favor desse público”, afirmou

Porto Velho, RO - O Estado de Rondônia ocupa o segundo lugar no ranking de feminicídios do país. A informação, amplamente divulgada por órgãos de segurança e fiscalização, foi reiterada nesta quarta-feira (26/4) pelo Ministério Público de Rondônia, durante ato realizado pela Câmara de Vereadores da Capital, como sendo uma preocupante evidência do cenário endêmico de violência contra a mulher na região.

Na audiência pública, promovida em referência ao Dia Nacional da Mulher (30 de abril), a Promotora de Justiça de Combate à Violência Doméstica, Tâmera Padoin Marques Marin, falou sobre os índices alarmantes de crimes cometidos na perspectiva de gênero, destacando que tais dados, além de colocarem o Estado no topo das estatísticas de homicídios de mulheres, também o levam a ocupar a quarta colocação em crimes contra a dignidade sexual.

Em sua participação, a Promotora de Justiça, que desempenha funções no Tribunal do Júri, em especial em casos de feminicídio, falou sobre o papel do MP no combate a esse tipo de delito, enfatizando a importância da realização de ações do Poder Público que transcendam a punição criminal, sendo voltadas para elaboração de políticas públicas em prol da efetiva proteção das mulheres.

A integrante do MPRO cumprimentou o Poder Legislativo Municipal pela iniciativa de promover a audiência, ressaltando que espaços de debate sobre o tema representam uma oportunidade de discussão do cenário macro do problema, em razão da contribuição para a definição de políticas efetivas e para a melhor articulação entre os órgãos.

“Eventos assim são muito importantes para que obtenhamos encaminhamentos de medidas concretas em favor desse público”, afirmou.

A audiência teve como proponente o Presidente de Câmara, Vereador Márcio Pacele, e contou com a presença de membros da Casa, representantes da Polícia Civil e integrantes da rede de proteção à mulher.

Fonte: MP/RO