Policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão em Porto Velho, Guajará-Mirim e Sorocaba

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Nexus, com o objetivo de reprimir o crime de tráfico de drogas interestadual e associação ao tráfico. A investigação teve início em abril de 2022, quando a PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Ji-Paraná (RO) apreendeu cerca de 46,53 kg de cocaína dentro de um veículo de passeio que era transportado por um veículo cegonha.

Após a comunicação do fato, a PF (Polícia Federal) iniciou um trabalho investigativo que permitiu identificar dois moradores de Guajará-Mirim (RO) que realizaram o encaminhamento do veículo com a droga à cidade de Sorocaba (SP), bem como a pessoa que iria receber o veículo no destino.

A Operação Nexus contou com a participação de 12 policiais federais, que cumpriram cinco mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Ji-Paraná, sendo dois de prisão preventiva e três de busca e apreensão em Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO) e Sorocaba (SP).

Os investigados responderão pelos crimes de integrar tráfico interestadual de drogas e associação ao tráfico, cujas penas somadas passam de 10 anos de prisão.

O nome "Nexus", que significa "conexão" em latim, foi escolhido para a operação, o que se mostra apropriado nesse caso, considerando que a droga foi transportada por meio de uma rede de conexões entre pessoas e cidades, evidenciando a complexidade do crime de tráfico de drogas.

Fonte: Portal SGC