O DIA  NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

26.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1925 - Começam as aulas do curso médio no Instituto “Paulo Saldanha”, em Guajará-Mirim.

1942 - O seringalista Otávio Reis, da região de Abunã, propõe ao governo federal trazer mão de obra do Nordeste para trabalhar como seringueiros na Amazônia.

1942 – Todo cidadão alemão, italiano ou japonês residente na região deve fazer seu cadastro na prefeitura, conforme a comissão federal que trata do assunto.

1987 – Devido à forte migração, sobram alunos em todas as séries escolares e faltam professores, informou a Secretaria de Educação de Porto Velho.

1991 – Fracassa a campanha preventiva à cólera em Porto Velho: até os telefones disponibilizados para as pessoas se informarem da doença não funcionam.

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão. Dia Internacional da Memória do Desastre de Chernobyl. Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Dia Nacional do Goleiro.

Católicos celebram São Cleto (Anacleto), São Pascácio Radberto, Santo Estêvão de Perm, São Marcelino

BRASIL

1500 - O frei Henrique de Coimbra realiza a primeira missa no Brasil. 

1821 — Dom João VI retorna a Portugal, deixando como regente no Brasil o seu filho Dom Pedro I. 

1952 — Publicada a 1ª edição da Revista Manchete, da Bloch Editores (em 2000 a última edição). 

1965 — Inaugurada a TV Globo, depois Rede Globo de Televisão. 

MUNDO

1954 - Primeiros ensaios clínicos da vacina de Jonas Salk contra a poliomielite. 

1970 — Entra em vigor a Convenção para o Estabelecimento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. 

1994 - A África do Sul realiza a sua primeira eleição multirracial, vencida pelo Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela.

FOTO DO DIA

Os Arikemes, os seringais, o posto telegráfico de Rondon, o distrito de Santo Antônio do Madeira, a escola “Ricardo Cantanhede”, os garimpos de cassiterita, a “cidade velha – depois Bairro Marechal Rondon, o Incra, o prefeito Carpintero (de Porto Velho) e o projeto de uma cidade – “Nova Ariquemes”, a coragem dos pioneiros com medo de índios e malária, o “pau do fuxico” do Sissi”. 

O município, o Jornal “Parceleiro” do Osmar Silva, a Rádio Ariquemes, o José do Prado – primeiro deputado estadual, o primeiro prefeito eleito, o município “mãe” de tantos outros. 

Uma história feita com tantas histórias, ao custo de muitas vidas, gente vinda de todas as maneiras, muitas ficando em sepulturas rasas nas margens da BR-364.

A 200  KM de Porto Velho, Ariquemes, agora com escolas de diversos níveis e economia forte, mais de 110 mil habitantes, é um dos motores do desenvolvimento de Rondônia.

Foto: Em 1976 - Governador Humberto Guedes contando votos para saber se moradores aprovavam a construção da nova cidade: 100 “Sim”.