De acordo com a empresa, o rendimento será de cerca de 4,15%, o que representaria dez vezes a média nacional dos Estados Unidos

Porto Velho, RO - A Apple lançou em parceria com o Goldman Sachs uma conta poupança e voltou a expandir seu leque de serviços financeiros. O produto se une a outras funcionalidades da empresa como o Apple Card e o Apple Cash.

Essa conta poupança não tem taxas, depósitos mínimos ou requisitos de saldo, e os usuários podem gerenciá-la diretamente de seus iPhones. Segundo Igor Gondim, professor de modelagem financeira na ESPM, a Apple visa oferecer um ambiente integrado e fortalecer ainda mais seu “core business” com o lançamento.

“Esta é uma tendência de integração de outros serviços ao seu core business. Para a Apple faz todo sentido para buscar a consolidação de seus negócios e ofertar serviços financeiros como meios de pagamentos ou serviços de investimentos. Ela pode ofertar um dispositivo como Apple Watch com toda conexão existente e agregar soluções financeiras”, indica.

De acordo com a empresa, o rendimento da poupança corresponde a 4,15% — o que seria dez vezes maior que a média nacional dos EUA. Contudo, Carlos Alberto Di Agustini, professor de Finanças da Strong Business School, pontua que esse valor pode ser temporário e parte da estratégia da Apple para “atrair holofotes”.

“Esses rendimentos muito acima da média não duram muito tempo. É um chamariz, um fator de atratividade, para que os usuários possam aderir aos planos, mas isso não dura muito tempo. Até porque tem interveniência de uma instituição como o Goldman Sachs”, comenta o especialista.

Integração com outras ferramentas

  • A Apple se lança gradativamente no mercado dos serviços financeiros. Confira alguns dos mecanismos já lançados:Apple Card: é o serviço de cartão de crédito sem tarifas da empresa. O apetrecho atua de maneira integrada ao iPhone e oferece um programa de cashback diário (daily cash), que varia entre 1% e 3%, para de produtos da empresa ou outras lojas;
  • Apple Cash: permite enviar, solicitar e receber dinheiro diretamente pelo app Mensagens do iPhone. O dinheiro pode ser adicionado como saldo no app Carteira, ser utilizado para pagamentos no Apple Pay ou mesmo transferido para contas bancárias;
  • Apple Pay Later: Permite que os clientes dividam os pagamentos das compras em quatro parcelas ao longo de seis semanas, com a primeira parcela vencendo no momento da compra.

Depois que a poupança é configurada, todo “daily cash” recebido pelo usuário é depositado diretamente na conta e passa a render imediatamente. Para aumentar ainda mais suas economias, os usuários podem fazer depósitos por meio de uma conta bancária vinculada ou do Apple Cash.

Os usuários também podem sacar a qualquer momento, transferindo o montante para uma conta bancária vinculada ou Apple Cash, sem taxas.

“As vantagens desse serviço é integrar em um mesmo ambiente diferentes opções de consumo – de consumo de produtos financeiros, inclusive. A Apple tenta ampliar seu ecossistema. Ela percebe que é necessário também avançar nos produtos financeiros até para proteger seus negócios”, comenta Leonardo Trevisan, professor de Economia da ESPM.

O novo produto só está disponível nos Estados Unidos, para usuários do Apple Card. No Brasil, os usuários de iPhones têm acesso ao app Carteira.

Fonte: CNN Brasil