População também deve contribuir não omitindo casos de acidentes laborais

Porto Velho, RO - A prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é intensificada durante o mês de abril, período de alusão à data. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é responsável pelo monitoramento das ocorrências registradas na capital e nos distritos.

O trabalho inicia nas unidades de saúde que, independente de serem públicas ou privadas, devem encaminhar a Ficha Individual de Notificação (FIN) com informações sobre os pacientes e o diagnóstico apurado ou o acidente ocorrido. Os registros são direcionados para a Divisão de Controle de Doenças e Agravos de Notificação (DCDAN), que acompanha os acidentes de trabalho registrados em cada unidade.

A gerente do DCDAN, Raissa Almeida, explica que a divisão atua inicialmente ao qualificar os dados enviados, investigar os casos de acidente de trabalho grave, e registrar todas as informações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

“Após a compilação desses dados, a Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza a análise técnica e busca conhecer o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores, bem como o cruzamento com variáveis, tais como as atividades econômicas e ocupação. Desta forma, é possível realizar ações preventivas no município”, afirma.

CASOS

Este ano, de janeiro a março, 179 acidentes de trabalho foram confirmados em Porto Velho. Número maior que o mesmo período do ano passado, em que foram registradas 127 ocorrências. Uma das principais metas impostas pelo departamento é o desenvolvimento de atividades de educação continuada aos profissionais que fazem os atendimentos no serviço de saúde ao identificar, analisar e propor melhorias voltadas para a redução das doenças relacionadas ao trabalho.

Raissa ressalta ainda que o monitoramento da Semusa na notificação dos acidentes de trabalho se torna ainda mais efetivo quando há a colaboração da população.

“É muito comum que a população omita as informações sobre os acidentes de trabalho. O papel da Semusa é dar suporte às vítimas, e é necessário que os pacientes entendam a importância de informar quando o acidente foi laboral”.


Campanha é para conscientizar sobre a segurança e saúde no trabalho

ACIDENTES DE TRABALHO

Caracterizam-se como acidentes de trabalho aqueles com exposição a material biológico; perda auditiva induzida por ruído (Pair); dermatoses relacionadas ao trabalho; câncer relacionado ao trabalho; pneumoconioses; transtornos mentais relacionados ao trabalho; e lesão por esforço repetitivo/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/Dort).

A orientação e o monitoramento aos servidores públicos sobre os riscos de acidentes de trabalho na área é feita dentro da Semusa pela Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde. Nas unidades, a cada 20 servidores trabalhando, é instalada uma Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (Cipa), que tem o papel de promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

Valdir Alves, coordenador da área, conta que o setor trabalha com foco na prevenção e promoção, através de estratégias que conscientizem os servidores.

"Nos reunimos constantemente para fortalecer a todos os servidores da importância em reduzir o acidentes internos no trabalho. A Semusa cria estratégias para melhorar esse cenário com palestras e visitas aos estabelecimentos. Para que, através do diálogo diário de segurança, nossos servidores estejam cada vez mais protegidos”.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)