Pedido foi feito pela Polícia Federal

Porto Velho, RO - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na quarta-feira 19 que a Polícia Federal colha o material genético de todos os presos pelos atos de 8 de janeiro. Relator dos inquéritos que apuram a invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes, ele já havia autorizado, em 11 de janeiro, medida semelhante em relação às pessoas presas em 9 de janeiro no acampamento em frente ao quartel do Exército.

A autorização envolve coleta saliva, impressões digitais e fotos dos que foram identificados e presos ou indiciados nos inquéritos. O ministro também autorizou acesso dos investigadores ao Banco Nacional Multibiométrico e de Impressões Digitais.

O pedido de extensão da autorização a todos os presos foi feito pela PF. “A considerar que dezenas de milhares de pessoas participaram dos atos golpistas, a coleta do material biológico descartado pelos presentes é uma fonte importante de informações para o esclarecimento da autoria dos crimes, propiciando mais certeza e efetividade na atividade investigatória, e, consequentemente, na atividade punitiva do Estado”, afirmou o delegado Alexandre Camões Bessa, no pedido.

Ao atender a decisão, Moraes afirmou: “Assim, naturalmente, a autorização deverá compreender, ainda, os demais presos relacionados aos referidos atos golpistas, para completa elucidação dos fatos e precisa apuração da responsabilidade de cada um dos investigados.”

Até agora, 1390 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por participar das manifestações de 8 de janeiro. O STF, por maioria, recebeu a denúncia contra 100 delas.

Fonte: Revista Oeste