Durante o encontro, moradora de uma dessas áreas fez um relato do drama que a comunidade está vivendo

Porto Velho, RO - Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI), criada na Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar a criação de onze unidades de conservação em Rondônia, continuaram nesta quarta-feira(19), na Casa de Leis, em Porto Velho. Uma próxima reunião foi marcada para o próximo dia 03 de maio, nas instalações do parlamento estadual.

A CPI foi criada no último dia 12 de abril, tendo como membros titulares os parlamentares estaduais Alex Redano(Republicanos), como presidente; Jean Oliveira(MDB) é vice-presidente; e Pedro Fernandes(PTB), como relator. O deputado Cirone Deiró (União Brasil) participou de forma remota dos trabalhos dos trabalhos desta quarta(19).

O presidente da CPI, Alex Redano, pediu ao deputado Pedro Fernandes, que fizesse a leitura do plano de trabalho da comissão. O relator lembrou que o grupo foi criado a partir de uma série de denúncias recebidas por vários parlamentares sobre a forma como foram criadas as onze reservas ambientais em nosso estado. Os parlamentares, informou, irão pedir documentos sobre a exploração de carbono nas reservas extrativistas (Resex) Rio Preto Jacundá, no município de Machadinho do Oeste; e Rio Cautário, no município de Costa Marques.

Pedro Fernandes disse também que a comissão parlamentar poderá se deslocar até os locais para apurar in loco o que ocorreu e os efeitos da criação dessas reservas na vida das famílias afetadas por elas.

Emoção

O presidente da CPI, deputado Alex Redano, deu a palavra durante a reunião, para a senhora Enir Alves Rocha, moradora da reserva ambiental Ilha das Flores, no município de Alta Floresta, que está sendo afetada pela criação dessas áreas de preservação.

Muito emocionada, ela relatou que na região dela está imperando um clima de insegurança entre as famílias que habitam o local. A mulher disse que tem sido muito duro, ver a televisão de manhã e saber que o local onde vivem se transformou em área de preservação e não podem atuar para sobreviver.

“Estou indignada com o que ocorreu em Rondônia. Criou-se as reservas e não se pesquisou se havia gente na terra. Não houve audiência, nada! Eu represento os moradores de todas as reservas. No fim da história, Rondônia será só reserva, e como fica a produção? Os deputados estão fazendo o trabalho certo!”, desabafou.

O deputado Cirone Deiró, que participou dos trabalhos de forma remota, reforçou a importância do trabalho dessa CPI para explicar para a população rondoniense, como foi o processo de criação dessas áreas.

“Temos a missão árdua de dar um norte sobre a criação de reservas em Rondônia. Vamos ter muito trabalho e que a sociedade traga documentos sobre esse tema”, declarou.



Texto: Ivanilson Tolentino I Secom ALE/RO
Foto Rafael Oliveira I Secom ALE/RO