ALE vai sediar encontro na próxima quinta-feira, 27, às 9h

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) vai sediar, na próxima quinta-feira (27), às 9h, uma audiência pública para debater sobre a segurança nas escolas do estado. O encontro tem o objetivo de buscar soluções reais e definitivas, juntamente com demais instituições, para diminuir a violência e o bullying na sala de aula. O debate na Casa de Leis vai ser conduzido pelos deputados Delegado Lucas (PP), Alex Redano (Republicanos) e Pedro Fernandes (PTB), propositores do requerimento.

“Essa audiência é muito necessária, principalmente neste momento em que muitos pais estão com medo de enviarem seus filhos para as escolas, depois das notícias de invasões a estabelecimentos de ensino no país”, diz o deputado Lucas.

Ainda segundo o parlamentar, alguns pontos são considerados essenciais para serem levados ao debate, como a saúde mental dos alunos, inclusive com a disponibilização de psicólogos, além de treinamentos no âmbito escolar, investimento em programas de prevenção contra a violência, e a criação de comissões para detecção de ameaças.

“A violência das escolas não é um problema exclusivo do estado. Acredito ser fundamental o envolvimento da sociedade e comunidade escolar em criar um ambiente seguro e saudável para nossos estudantes. Somente trabalhando uma ação conjunta, e com compromisso coletivo, vai ser possível garantir uma sala de aula segura e saudável a todos”, afirma.

Lucas justifica ainda que o mais importante neste momento é trabalhar, de forma ininterrupta, a prevenção de problemas comportamentais e emocionais de alunos que podem levar a ações violentas, sejam decorrentes de bullying ou problemas de saúde mental.

Audiência pública

  • Tema: (IN) Segurança nas escolas e medidas protetivas
  • Local: Plenário da Assembleia Legislativa (Avenida Farquar, 2562 – Olaria, Porto Velho)
  • Horário: 9h


Texto: Jônatas Luiz / Assessoria parlamentar
Foto: Freepik/Reprodução