O ciclista foi tema de ‘paradas educativas’ que aconteceram nas avenidas Rio de Janeiro e Belo Horizonte, em Cacoal

Porto Velho, RO - Capacitando servidores que executam atividades pertencentes à Educação de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou na terça-feira, 14, atividades práticas em escola e avenidas de Cacoal. As ações fazem parte da oficina Aplicação Prática Pedagógica, realizada pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, com a participação de 19 servidores que atuam nas Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans, em Rondônia.

Conforme cronograma estabelecido pela Resolução n° 980 do Conselho Nacional de Trânsito – Contram, o ciclista foi tema das ações realizadas na Prática Pedagógica, em parceria com a Ciretran de Cacoal. Agentes de trânsito da Diretoria Técnica de Ações e Fiscalização de Trânsito – DTFAT prestaram apoio aos educadores da DTET, na realização de duas ‘paradas educativas’, que aconteceram nas avenidas Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde foram abordados 141 carros e 104 motos, e orientaram 245 pessoas. Foi executado também, uma palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental Graciliano Ramos, com a participação de 564 alunos e funcionários da instituição.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, explicou que, a parada educativa é uma ação similar à blitz, na qual veículos são parados enfileirados em um trecho da via dividida por cones. “No entanto, na parada educativa, as mensagens que os agentes da educação de trânsito reforçam referem-se à prevenção e orientação para a população sobre atitudes seguras, incentivando o respeito às leis de trânsito”, evidenciou.

Alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos participaram de palestras educativas

A diretora da Escola Graciliano Ramos, Rosecler Alves Santos, agradeceu à equipe da DTET pelas palestras realizadas no período da manhã e tarde na instituição, nas quais a importância da bicicleta como meio de transporte, lazer e de esporte, bem como a sua prioridade no trânsito, são garantidas por lei; demonstrando os equipamentos de proteção mais adequados para cada idade. A proteção da vida no trânsito foi tema da ação. “Os alunos ficaram atentos às orientações prestadas pelos educadores, que de forma dinâmica demonstraram o quanto é importante respeitar as leis de trânsito, priorizando a vida. Agradecemos a parceria na formação dos nossos alunos, pois praticar boas atitudes no trânsito é exercício de cidadania”, – destacou.

As ações da DTET estão fundamentadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e que o Detran/RO aderiu em 2022.