Cerimônia de pose está marcada para a tarde desta quarta-feira (1º) no Espaço Talismã 21 em Porto Velho

Porto Velho, RO - Acontece nesta quarta-feira (1º), a posse dos 24 deputados estaduais eleitos em Rondônia. A cerimônia está marcada para 14h, no Espaço Talismã 21 em Porto Velho.

Cinco deputadas e 19 deputados assumem as cadeiras. Entre eles existem os que já estão indo para o terceiro mandato e outros que participaram da primeira eleição em 2022.

Confira o perfil dos deputados eleitos:

*Por ordem de votação (mais votado para menos votado)

Laerte Gomes (PSD)


Laerte Gomes (PSD) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Laerte Gomes iniciou a vida política há quase 20 anos, inicialmente como prefeito de Alvorada do Oeste (RO) por dois mandatos. O parlamentar foi eleito deputado estadual em 2014 e desde então vem sendo reeleito pela população.

Este será o terceiro mandato de Laerte. Na primeira eleição obteve 11.360; na mais recente, seu eleitorado cresceu para 25.603 pessoas.

O deputado é natural de Santa Catarina, mas vive em Rondônia há cerca de 35 anos. É casado e tem dois filhos. Entre os seus trabalhos, destaca a Lei que proíbe a nomeação de condenados nos termos da Lei Maria da Penha, em cargos comissionados da administração pública.

Ieda Chaves (União Brasil)


Ieda Chaves (União Brasil) — Foto: Reprodução/Facebook

Ieda Chaves, de 53 anos, é esposa do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. Juntos, os dois têm dois filhos. A eleição de 2022 foi a primeira que Ieda disputou, sendo eleita com 24.667 votos.

A deputada possui graduação em Odontologia e mestrado em Ciências da Saúde e é empresária. Quando ainda era candidata, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) patrimônio de quase R$ 40 milhões.

Ismael Crispin (PSB)


Ismael Crispim (PTB) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Ismael Crispin tem 48 anos. Natural de Paraná, veio para Rondônia ainda criança, juntamente com o pai que buscava trabalho. Ele é casado e tem dois filhos.

Crispin iniciou a carreira pública como secretário Secretário Municipal de Administração e Fazenda em São Miguel do Guaporé (RO), em 2011. No ano seguinte, foi eleito vereador do mesmo município. O parlamentar é deputado estadual desde 2019.

Cirone Deiró (União Brasil)


Cirone Deiró (União Brasil) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Graduado em administração e pós-graduado em contabilidade e controladoria, Cirone Deiró é o mais velho de seis irmãos e tem 52 anos. Chegou em Rondônia aos seis anos, acompanhado da família, vindo de Mato Grosso.

Ingressou na carreira política em 2016, quando foi eleito vice-prefeito de Cacoal (RO). Em 2018 foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual. Foi reeleito em 2022 com 22.207 votos. É casado e tem dois filhos.

Ezequiel Neiva (União Brasil)


Ezequiel Neiva (União Brasil) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Ezequiel Neiva tem 53 anos e é sargento da reserva da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PM). Ele é casado e tem três filhos. Natural do Paraná, também veio para Rondônia ainda pequeno.

Tentou se eleger deputado pela primeira vez há mais de 20 anos - em 2002 - mas foi eleito pela primeira vez somente em 2006. Nas duas eleições seguintes ficou apenas como suplente. Em 2018 foi eleito novamente e desde então ocupa uma das cadeiras na Casa de Leis.

Alex Redano (Republicanos)


Alex Redano (Republicanos) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Alex Redano tem uma longa carreira política, mas antes disso era conhecido por promover cursos de modelos e organizar eventos como bailes e shows de acrobacia de motos.

Redano já foi vereador de Ariquemes (RO) por três mandatos, entre 2002 e 2014. Sua atividade na política continuou como deputado estadual, sendo reeleito duas vezes consecutivas. Ele ocupou o cargo de presidente da ALE-RO no biênio 2021/2022.

O deputado tem 46 anos e é casado com a atual prefeita de Ariquemes, Carla Redano.

Marcelo Cruz (Patriotas)


Marcelo Cruz (Patriota) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Marcelo Cruz é portovelhense e começou a carreira política como vereador na Capital. Em 2018 foi eleito deputado estadual e reeleito no último ano com 18.798 votos.

Filho de pastor, Marcelo trabalhou em prol dos cristãos, inclusive com a aprovação de Projeto de Lei que institui a música gospel como celebração cultural de Porto Velho.

Dr Luis Do Hospital (MDB)


Dr Luis do Hospital (MDB) — Foto: Reprodução/Facebook

Luis Eduardo Schincaglia tem 48 anos, é médico veterinário e possui pós-graduação em Ciência, Vigilância e Tecnologia de Alimentos.

Adota o nome político de Dr. Luis do Hospital, por ser ex-diretor do Hospital Municipal de Jaru (RO). Em 2020 foi eleito vereador do município e deixou o mandato para concorrer ao cargo de deputado estadual em 2022, quando foi eleito com 18.248 votos.

Cássio Gois (PSD)


Cássio Gois (PSD) — Foto: Reprodução/Facebook

O deputado Cássio Gois é formado em direito pela Universidade Federal e empresário. Tem 33 anos e é casado.

Tentou se eleger vice-prefeito de Cacoal (RO) em 2016, mas não obteve sucesso. Na eleição seguinte, em 2020, formou chapa com Adailton Furia e ambos foram eleitos. No último pleito, Cássio conseguiu uma das cadeiras da Casa de Leis com 17.753 votos.

Jean Oliveira (MDB)


Jean Oliveira (MDB) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Rondoniense, de Alta Floresta D’Oeste (RO), Jean Oliveira tem 33 anos e se declara pecuarista. Iniciou a carreira como vereador de Porto Velho, após ser eleito em 2008. Em 2010 concorreu como deputado estadual, quando foi eleito. Desde então faz parte da ALE-RO.

Delegado Lucas Torres (Progressistas)


Delegado Lucas Torres (Progressistas) — Foto: Reprodução/Facebook

Lucas Torres é formado em Direito e tem pós-graduação em Penal e Processo Penal. É natural de Fortaleza (CE), mas veio para Rondônia antes mesmo de completar um ano. Foi eleito em sua primeira candidatura, em 2022, com 14.298 votos.

Foi aprovado no concurso da Polícia Civil aos 23 anos e, logo após se formar, assumiu a Delegacia de Buritis. Também já atuou na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Ministério Público.

Luizinho Goebel (PSC)


Luizinho Goebel (PSC) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Luiz Alberto Goebel tem 50 anos, é casado e pai de cinco filhos. Começou a vida pública há mais de 20 anos, como diretor da Secretaria de Obras da Prefeitura de Vilhena (RO). Se tornou deputado em 2007 e foi reeleito em todas as eleições que vieram em seguida.

Em 2012, Goebel tentou a vaga de prefeito em Vilhena (RO), mas não foi eleito.

Affonso Candido (PL)


Affonso Candido (PL) — Foto: Reprodução/Facebook

Aos 20 anos Affonso Candido foi eleito vereador de Ji-Paraná (RO) pela primeira vez. No segundo mandato se tornou presidente da Câmara de Vereadores e chegou a assumir o cargo de prefeito do município, depois que o então prefeito, Marcito Pinto, foi preso pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Reciclagem.

Em 2018 tentou uma vaga de deputado federal, mas ficou apenas como suplente. Como deputado foi eleito em 2022 com 13.665 votos. Affonso é casado e tem uma filha.

Jean Mendonça (PL)


Jean Mendonça (PL) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Jean Mendonça tem 44 anos, é advogado e administrador. Em 2008 foi eleito vereador de Pimenta Bueno e na eleição seguinte alcançou o cargo de prefeito da mesma cidade. Tentou reeleição, mas foi derrotado.

Em 2018, Jean Mendonça foi eleito deputado estadual e reeleito na última eleição com 13.488 votos.

Gislaine Lebrinha (União Brasil)


Gislaine Lebrinha (União Brasil) — Foto: Reprodução/Facebook

Lebrinha tem 41 anos e é filha de José Eurípedes Clemente, conhecido como Lebrão. Começou a carreira política como prefeita de São Francisco do Guaporé (RO), em 2012. Foi reeleita em 2016.

Em 2020, Lebrinha e o pai - além de outros três prefeitos - foram presos durante a Operação Reciclagem. Pai e filha foram filmados recebendo dinheiro que seria de propina. O caso está na Justiça Estadual.

Rosangela Donadon (União Brasil)


Rosangela Donadon (União Brasil) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Rosangela foi eleita deputada estadual para o primeiro mandato em 2014, sendo reeleita duas vezes consecutivas Tem 46 anos e é graduada em odontologia, com especialização em perícia odontolegal.

A deputada é casada com o ex-deputado Marcos Donadon e tem quatro filhos. Na eleição de 2022 recebeu 12.097 votos.

Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos)


Rodrigo Camargo (Republicanos) — Foto: Reprodução/Facebook

Antes da eleição, Rodrigo estava lotado no cargo de delegado regional da Polícia Civil em Ariquemes. Formado pela Universidade da Região da Campanha, o delegado possui Especialização em Direito Penal e Processual Penal.

O delegado tem 41 anos, é casado e pai de um menino. Esta foi a primeira disputa de Rodrigo Camargo numa eleição, onde obteve 11.804 votos e foi o 17° parlamentar eleito para a Assembleia Legislativa.

Pedro Fernandes (PTB)


Pedro Fernandes (PTB) — Foto: Reprodução/Facebook

Pedro Marcelo Fernandes Pereira tem 48 anos, é casado e se declara pecuarista. Sua primeira candidatura foi para o cargo de prefeito de Cujubim (RO), em 2008, mas não foi eleito. Oito anos depois, tentou novamente e conseguiu a posição.

O deputado foi prefeito de Cujubim por quase dois mandatos. Renunciou em abril de 2022 e concorreu como deputado estadual, sendo eleito com 10.950 votos.

Alan Queiroz (Podemos)


Alan Queiroz (Podemos) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Natural de Porto Velho, Alan Queiroz tem 47 anos, é casado e pai de quatro filhos. É formado em odontologia e já foi servidor público exercendo a função de cirurgião dentista, além de professor.

Alan foi eleito vereador de Porto Velho pela primeira vez em 2000 aos 25 anos. Ao todo, cumpriu quatro mandados de vereador, antes de se candidatar como deputado estadual em 2018 e ficar como suplente. Assumiu uma vaga na Casa de Leis em 2020, no lugar de Adailton Furia.

Ribeiro Do Sinpol (Patriotas)


Ribeiro do Sinpol (Patriotas) — Foto: Reprodução/Facebook

José Ribeiro Pinto Filho tem 44 anos e é natural de Porto Velho. Ele é policial civil e presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia (Sinpol). Em 2022 participou da primeira eleição e conseguiu o cargo de deputado estadual com 9.751 votos.

Cláudia De Jesus (PT)


Cláudia de Jesus (PT) — Foto: Facebook/Reprodução

Antes de ser eleita deputada estadual, Cláudia foi secretária de agricultura e vereadora em Ji-Paraná. É solteira, tem 40 anos e possui ensino superior completo.

Em 2020, Claúdia concorreu ao cargo de prefeita em Ji-Paraná (RO), mas alcançou apenas 13,85%. Em 2022, foi eleita deputada estadual com 8.845 votos.

Edevaldo Neves (Patriotas)


Edevaldo Neves (Patriotas) — Foto: Reprodução/Facebook

Edevaldo tem 36 anos e é rondoniense, natural de Porto Velho. É policial penal e diretor de patrimônio do Sindicato dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Rondônia (Singeperon).

Foi eleito vereador de Porto Velho em 2020 e deputado estadual em 2022 com 7.649 votos.

Drª. Taíssa Sousa (PSC)



Drª Taissa Sousa (PSC) — Foto: Reprodução/Facebook

Taíssa é natural de Nova Mamoré (RO), tem 33 anos e é advogada. Tentou se eleger prefeita de Guajará-Mirim (RO) em 2020, mas alcançou apenas 18,24% no 1º turno. Foi eleita deputada em 2022 com 7.649 votos.

Nim Barroso (PSD)


Nim Barroso (PSD) — Foto: Reprodução/Facebook

Alexandro Barroso Duarte Santana adotou o nome político de Nim Barroso. Ele tem 31 anos, é solteiro e natural de Ji-Paraná.

Antes de se candidatar, foi assessor de vereadores e deputados. Concorreu como vereador de Ji-Paraná (RO) em 2016 e ficou como suplente. Na eleição seguinte conseguiu o cargo. Foi eleito deputado estadual em 2022 com 7.609 votos.

Fonte: G1/RO