Cerca de 100 moradores ainda tinham pendências relacionadas à documentação

Porto Velho, RO - O trailer da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) foi instalado na rua Artemis, no bairro Triângulo na manhã desta segunda-feira (13) para dar suporte ao trabalho de regularização fundiária que a secretaria tem realizado desde meados de 2022 em vários conjuntos habitacionais no Centro da capital. Uma das moradoras que foram até a ação foi Zenita Pereira, que logo foi orientada sobre a documentação necessária para regularizar o imóvel.

"Desde sempre tivemos nossas coisas certinhas em casa, pagamos tudo da forma que tem que ser, então viemos ver o que falta resolver para deixar a situação da documentação 100%. Fui atendida, logo vou ter mais informações sobre o meu processo", explica a moradora.

Com a ação realizada até às 14h do dia, a Semur espera atender os quase 100 moradores que ainda estavam de forma irregular. Porém, quem não pode ser atendido, tem a chance de ter a situação resolvida na própria Semur, durante a semana.


Zenita Pereira diz que foi bem orientada sobre a documentação necessária

"Esse trabalho feito no Candelária I, diante da necessidade da população nos procurar para saber qual é a situação real do imóvel. Nosso trabalho, que envolve o projeto urbanístico, o registro em cartório, já foi feito. Agora nós precisamos que os donos desses imóveis nos procurem com a documentação necessária para que seja feita a entrega de cada escritura", explica Adriano Medeiros Lopes, diretor do Departamento de Regularização Fundiária da Semur.

O representante da Semur ainda explicou sobre a importância de buscar as informações por segurança jurídica, para tê-lo no nome do titular, sendo possível depois vender, financiar, ou negociar o imóvel da melhor forma para o proprietário. "A gente tem um problema grande com casos como, por exemplo, de pessoas que se separaram mas não concretizaram o divórcio, ou caso de morte onde o inventário não foi feito, então precisamos que essas situações sejam resolvidas".

Ao todo, quase dez ações deste tipo foram realizadas: Conjunto Candelária 1, 2, 3 e 4; Veredas 1, 2 e 3; Habitar Brasil, Arco Íris, entre outros. É o fim desta primeira etapa e em breve um novo calendário de ações será divulgado.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)