No domingo (26), fenômeno conhecido como Alta da Bolívia (anticiclone quase estacionário ) deve trazer muita chuva e temporais em Rondônia

Porto Velho, RO - O fim de semana será de calor em boa parte dos municípios de Rondônia, desencadeando pancadas rápidas e isoladas de chuva. É o que indica a previsão do tempo do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Neste sábado (25), o sol deve predominar um pouco mais sobre o estado devido ao fluxo de umidade em baixos níveis. Estão previstas pancadas rápidas e isoladas de chuva com trovoadas à tarde nos municípios do Vale do Guaporé, Vale do Mamoré e da Ponta do Abunã, em Porto Velho.

Na área urbana de Porto Velho, o dia seguirá de céu nublado, com muito mormaço e pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e à noite.

Abaixo, veja a previsão máxima prevista para a tarde neste sábado:

Ariquemes: 31°C
Cabixi: 31°C
Costa Marques: 32°C
Jaru: 34°C
Ji-Paraná: 34°C
Porto Velho: 31°C
Vilhena: 29°C

Domingo, 26

Segundo o Sipam, um fenômeno chamado Alta da Bolívia (um anticiclone que ocorre na alta troposfera no verão sobre a América do Sul) vai provocar chuvas e temporais em Rondônia no domingo. Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.

Em Porto Velho e nos municípios do Vale do Jamari, o céu deve variar de nublado a encoberto e chove a qualquer hora do dia. As outras regiões devem ter pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e à noite.

Fonte: G1/RO