Candidato pode escolher até duas opções de curso, sendo possível mudá-las enquanto o período de inscrições estiver aberto

Porto Velho, RO - O Ministério da Educação abriu nesta quinta-feira a edição de 2023 do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado para estudantes que realizaram o Enem em 2022 e tentam uma vaga na universidade pública.

A inscrição no Sisu é gratuita pelo site sisu.mec.gov.br. O candidato pode escolher até duas opções de curso, sendo possível mudá-las enquanto o período de inscrições estiver aberto. Neste ano, estará aberto até o dia 24. Os resultados saem no dia 28.

Dentro da plataforma é possível encontrar as universidades inscritas no sistema e seus respectivos cursos, com o número de vagas a serem ofertadas. Elas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Como política de ações afirmativas, algumas instituições de ensino superior oferecem vagas reservadas aos candidatos que se enquadram naquele tipo de cota. Outras adotam bônus na nota do candidato.

Alguns cursos podem adotar pesos diferentes para cada disciplina. Por exemplo, a maioria das universidades dão peso dois ou três para a nota de redação em seus cursos no geral. Normalmente, as disciplinas que mais têm a ver com o seu curso vão ganhar um peso diferenciado, como Matemática para quem quer cursar Engenharia.

Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Um curso de Medicina, por exemplo, pode exigir que a média mínima seja de 400 pontos e que o candidato tire pelo menos 500 em Ciências da Natureza.

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Se o curso de Pedagogia oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade.

Elas ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso. Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixo e ela saltar de um dia para o outro.

Veja o calendário completo:

Inscrições do Sisu: de 16 a 24 de fevereiro

Resultado do Sisu: 28 de fevereiro

Inscrição do Prouni: de 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados do Prouni: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada)

Inscrições do Fies: de 7 a 10 de março

Resultados do Fies: 14 de março


Fonte: O GLOBO