Dados de janeiro apontam que este primeiro mês do ano marcou a 4ª menor da série histórica do Inpe: 167 km²

Porto Velho, RO - Os alertas são feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²)

O acumulado de alertas de desmatamento em janeiro de 2023 na Amazônia Legal foi de 167 km², a quarta menor marca para o mês na série histórica do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que começou em 2015. A pesquisa foi divulgada na manhã desta sexta-feira (10/2) pelo Instituto de Pesquisas Especiais (Inpe).

Se comparado este resultado com o de janeiro do ano passado, houve uma queda de 61%. O mesmo período de 2022 marcou 430 km² de desmatamento.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área de oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.



Os alertas são feitos pelo Deter, que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que três hectares, tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

Com os 167 km², a taxa deste ano só ficou acima das marcas de 2017, 2019 e 2021, quando o índice chegou a 58, 136 e 83 km², respectivamente.

Fonte: Portal SGC