Evento ainda tratou sobre busca ativa pelos alunos desistentes e educação de crianças com deficiência

Porto Velho, RO - Diretores de escolas da rede municipal de educação de Porto Velho estiveram reunidos na tarde de sexta-feira (27), no Teatro Banzeiros, durante a Jornada Escolar 2023, para o Encontro de Gestores. O foco principal do evento foi o início do ano letivo e os planos para a educação no decorrer deste ano.

“Estamos aqui para a nossa primeira reunião do ano com os nossos gestores escolares, justamente para tratar sobre o início do ano letivo de 2023, e também para apresentar o nosso planejamento da educação para este ano, além de tratarmos sobre o acolhimento de estudantes e famílias da educação especial, as crianças com deficiência”, destacou a titular da secretaria Municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

O encontro também serviu para tratar sobre a busca ativa escolar, visando identificar as crianças que, por algum motivo, abandonaram a escola, algumas ainda como resquícios dos efeitos da pandemia da covid-19. Outro tema abordado foi o Avalia Porto Velho, já que nesse primeiro trimestre acontecerá a avaliação de todos os estudantes do ensino fundamental, com objetivo de identificar as dificuldades e priorizar a recomposição da aprendizagem.


Secretária fala da importância do planejamento da educação

Além dos assuntos ligados diretamente à educação municipal e início do ano letivo, os gestores tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre inteligência emocional, com Emerson Pinduca, do Sebrae.

“Justamente para que a gente inicie esse ano de 2023, todo mundo com esse suporte emocional, para atuar dentro da educação e para poder transformar ainda mais todas as nossas ações, levando essa comunicação muito assertiva entre escola, comunidade e Secretaria de Educação”, comentou Gláucia Negreiros.

IMPORTÂNCIA

Ainda conforme a secretária, a Jornada Pedagógica é importante porque trata do planejar, para saber onde chegar com a educação no município. “Não adianta a gente começar um ano letivo sem um diálogo e sem verificar quais são as prioridades da secretaria. E quando a gente fala de um planejamento, a gente precisa fazer com que isso seja participativo, principalmente com esses atores que estão aqui, que são os gestores escolares”, pontuou.


Emerson Pinduca palestrou sobre inteligência emocional

PARTICIPANTES

Para Joel Lacerda, conselheiro municipal de educação e gestor da escola rural Ermelindo Brasil, tudo que é feito de forma planejada tem mais chance de ser bem sucedido. “A secretaria de educação tem se preocupado em organizar desde o início o ano letivo, com todas as suas metas e projeções, e é por isso que ao longo desses últimos anos a gente tem alcançado êxito”, afirmou, enaltecendo o evento.

“O meu papel aqui é tentar apresentar propostas de algoritmos e padrões que levam as pessoas a terem sucesso diante do que elas propõem como objeto principal da sua jornada de vida, porque o ser humano só sobrevive realmente sendo feliz quando ele consegue perceber o impacto do que ele faz na vida do próximo”, afirmou o palestrante Emerson Pinduca.

Outro convidado, o presidente do Instituto Significare, Wellington Cruz, falou sobre o Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae, do próprio instituto e Bett Brasil. “Nosso propósito aqui é convidar todos os professores para participar desse prêmio e junto com a gente transformar a educação no Brasil. Queremos motivar professores, principalmente depois da pandemia, e valorizar o trabalho deles, que é tão importante para o país que a gente deseja”, disse.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)