Suporte emocional é ofertado durante todo o ano

Porto Velho, RO - Os cuidados com a saúde mental do servidor da Prefeitura de Porto Velho seguem durante todo o ano através de programas que dão o suporte àqueles que se dedicam durante a vida profissional em servir à população do município.

A Divisão de Apoio Psicossocial da Secretaria Municipal de Administração (Semad) é um dos braços de apoio aos servidores. Com uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais, projetos de apoio psicossocial ao servidor são desenvolvidos todos os meses.

São programas como o Projeto Ressignificar, onde se promove a saúde mental através da psicoeducação, rodas terapêuticas e outras atividades para todos os servidores da prefeitura gerando escuta e acolhimento dos colaboradores da administração municipal. O fortalecimento da iniciativa se deu durante a pandemia, com os profissionais da Educação no retorno às aulas presenciais.

Outra atividade da divisão é o plantão psicológico, onde o servidor que identifica-se com a necessidade de uma escuta profissional ou um acolhimento, pode ser atendido por um psicólogo de plantão da Semad. O plantão funciona de segunda a quinta-feira via agendamento ou demanda espontânea caso haja disponibilidade de horário. O agendamento acontece via site da prefeitura para que o servidor consiga reagendar ou agendar o seu horário.

“Vale lembrar que não é uma psicoterapia nos moldes clássicos, mas se a gente perceber que o servidor necessita de uma escuta mais aprofundada, nós temos parceiros como as clínicas das faculdades e outros profissionais que cobram um valor mais acessível para que ele continue cuidando da saúde mental”, detalhou Lucas Emanuel, gerente da Divisão.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)