(crédito: Sandra Blaser/WEF)

Porto Velho, RO -
Em meio a tentativas do governo federal de combater fake news, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deu uma declaração imprecisa sobre a quantidade de brasileiros que passam fome, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, na terça-feira (17/1). Marina afirmou que existem 120 milhões de pessoas famintas no país, o que corresponderia a aproximadamente metade da população.

Segundo dados da pesquisa “Efeitos da pandemia na alimentação e segurança alimentar no Brasil”, divulgada em abril de 2020, 125,6 milhões de pessoas não tinham nutrição em quantidade e qualidade ideais desde o começo da pandemia da covid-19. O levantamento é do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdade Alimentares na Bioeconomia.

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional apontou, no entanto, que, atualmente, 33 milhões de brasileiros estão em situação de “insegurança alimentar grave”. O estudo foi divulgado no ano passado e conduzido em parceria com seis entidades e organizações não-governamentais (ONGs).

O estado de “insegurança alimentar grave” ocorre quando uma família passa fome por falta de recursos para a compra de comida, faz apenas uma refeição diária ou passa, ainda, o dia inteiro sem comer. Fica em aberto, portanto, o que Marina Silva levou em consideração ao usar o termo “passar fome”.
Confira o momento:
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE