Ao citar a frase da feminista negra e pensadora Lélia Gonzalez, que diz “o lixo vai falar e numa boa

Porto Velho, RO -
No dia 27 de janeiro (sexta-feira), a jornalista e professora maranhense Rosane Borges estreia no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br a coluna mensal Perspectivas, dedicada a reflexões e olhares voltados à negritude.

Neste primeiro artigo, que apresenta sua concepção sobre o papel das mulheres negras e dos “terrivelmente outros” – referindo-se aos negros em geral, aos povos originários e à população LGBTQIAP+, entre outros –, ela fala das possibilidades de escrita em um “tempo partido, de homens partidos”, como destaca, citando o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Rosane reflete sobre a última década vivida no Brasil. “Desde 2013, pelo menos, se desenhou no horizonte um cenário plúmbeo em nosso país”, afirma, em referência aos tempos obscuros que estavam por vir. Para ela, as manifestações que tomaram as ruas naquele ano não souberam ser decodificadas e incorporadas às agendas tradicionais de lutas, como mereciam. Por isso, foram absorvidas pelo movimento regressivo, que ganhou corpo nas eleições de 2018.

No artigo, ela discorre sobre como negros, povos originários e população LGBTQIAP+ começaram a irradiar, mais enfaticamente, a urgência de uma reconfiguração política, com outro pacto civilizatório. Para tanto, leva em consideração as diversas formas de compreensão do humano, fazendo com que cada um seja tanto sujeito da sua história quanto da história coletiva.

“Quando se concede a possibilidade de escuta para as humanidades subalternizadas, elas ingressam na praça da visibilidade da vida pública como alguém a quem o Estado deve prover e quase nunca como alguém que detém a capacidade de definir os destinos de uma coletividade”, explica no texto.

Ao citar a frase da feminista negra e pensadora Lélia Gonzalez, que diz “o lixo vai falar e numa boa”, cccccc. E o ponto seguinte seria avistar um mundo em que a vida de cada e de todos efetivamente importa.

Reflexões na rede

Questões raciais e música são os temas que norteiam as novas colunas mensais do site do Itaú Cultural. O portal, por sua vez, também conta com colunistas que abordam a produção audiovisual e a nova literatura brasileira contemporânea.

ém de Perspectivas, que será conduzida pela jornalista Rosane Borges, estreou também em janeiro Na Ponta da Agulha, assinada pelo radialista, curador e pesquisador musical carioca Jorge Lz. Em seu primeiro texto para o portal, que pode ser conferido em https://www.itaucultural.org.br/secoes/colunistas/bahia-todos-sons, o colunista de música deu luz ao trabalho das cantoras baianas Jadsa e Josyara como destaques significativos na produção musical da Bahia.

Entre as colunas já existentes no site, uma delas é Encontros com a Nova Literatura Brasileira Contemporânea, escrita pela professora e pesquisadora Fabiana Carneiro da Silva, e que faz uma curadoria para apresentar – também a cada mês, desde julho de 2021 –, uma autora de uma região do país. A outra é Grande Angular, na qual a jornalista Luísa Pécora traz, desde maio de 2021, análises e debates sobre a presença da mulher nas produções cinematográficas.

Sobre a nova colunistaRosane Borges é jornalista, doutora em ciências da comunicação, professora colaboradora do COLABOR, da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora convidada do Diversitas (USP). Também, é articulista da Revista Isto é, autora de diversos livros, como Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2016).

Fonte: Assessoria