Governo de Rondônia apresenta boas práticas anticorrupção na primeira reunião de planejamento do Conselho Nacional de Controle Interno

Porto Velho, RO - O manual de boas práticas em obras de infraestrutura, já disponível e o guia – que será entregue – contendo diretrizes para prevenção de ilícitos ambientais, foram apresentados pela Controladoria Geral do Estado de Rondônia – CGE, durante a primeira reunião de planejamento do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci de 2023, realizada nos dias 10 e 12 de janeiro, em Belo Horizonte/MG, como iniciativas a serem replicadas em todo o País. O manual foi coordenado pelo controlador geral do Estado e vice-presidente do Conaci, Francisco Netto, em parceria com a Transparência Internacional – Brasil.

Para o Governo de Rondônia, as ações apresentadas representam avanço na consolidação de um Estado mais forte e transparente. ‘‘O Governo de Rondônia tem o compromisso com as boas práticas, o trabalho sério, sem corrupção, responsável e eficiente para a população. Temos orgulho de ser um Estado que está em desenvolvimento, aplicando cada centavo de forma honesta, entregando obras e serviços, que de verdade atendam às necessidades da sociedade. Rondônia alcançou o 4° lugar no Índice de Transparência e Governança Pública de 2022, no ranking da Transparência Internacional – Brasil, e vamos seguir firmes no trabalho anticorrupção’’, garante o governador de Rondônia, Marcos Rocha.
O manual de boas práticas foi coordenado pelo controlador geral do Estado e vice-presidente do Conaci, Francisco Netto

De acordo com Francisco Netto, a reunião do Conaci, maior entidade de controle e auditoria interna do País, formada por todas as controladorias gerais dos estados e das capitais, teve como objetivo traçar diretrizes de controle interno, transparência e medidas de prevenção à corrupção no Brasil, e pontuou ainda que, Rondônia continuará seguindo as diretrizes para buscar ser referência nacional na transparência, integridade e melhoria da gestão pública.

‘‘Essa foi a primeira reunião do ano do planejamento estratégico do Conaci, e teve algumas ações coordenadas pela CGE Rondônia, entre elas; a de prevenção de ilícitos ambientais, que teve origem no trabalho de mapeamento de riscos na exploração do setor florestal, sendo inclusive reconhecida com uma boa prática pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – Enccla; e ainda apresentamos o manual de boas práticas em obras de infraestrutura na Amazônia, visando maior transparência e eficiência nas execuções’’, explicou o controlador geral do Estado.

Ações como articulação interinstitucional com entidades de controle, visando fortalecer os municípios do País, também foram pautas das discussões durante da reunião.