Presidente da Ucrânia se encontrou com Biden nesta quarta

Porto Velho, RO - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira (21) que a promessa dos Estados Unidos de fornecer o sistema Patriot de defesa antimísseis é um passo importante na criação de um escudo antiaéreo eficaz para a Ucrânia.

"Esta é a única maneira de privar o Estado terrorista de seu principal instrumento de terror -- a possibilidade de atingir nossas cidades, nossa energia", disse Zelenskiy em entrevista coletiva na Casa Branca, ao lado do presidente dos EUA, Joe Biden.

O sistema Patriot é "um sistema defensivo", disse Biden a repórteres. "Adoraríamos não ter que usá-los, apenas parem com os ataques."

Zelenskiy e outras autoridades ucranianas há muito pedem aos aliados que forneçam mais sistemas antiaéreos e antimísseis para ajudar a combater os ataques de mísseis russos contra usinas geradoras de energia e outras instalações cruciais de infraestrutura.

Biden e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disseram mais cedo que os Estados Unidos darão US$ 1,85 bilhão em assistência militar adicional à Ucrânia, incluindo a transferência do Sistema de Defesa Aérea Patriot.

O Patriot é considerado um dos mais avançados sistemas de defesa aérea dos EUA, e oferece proteção contra aeronaves, cruzeiros e mísseis balísticos. Normalmente inclui lançadores junto com radar e outros veículos de apoio.

Os Estados Unidos enviaram cerca de 50 bilhões de dólares em auxílio ao governo de Kiev para se defender de uma invasão da Rússia, que começou há 10 meses.

Fonte: Agência Brasil