Ações incluem lançamento de mísseis e artilharia

Porto Velho, RO - Rússia e China realizarão exercícios navais conjuntos entre 21 e 27 de dezembro, informou nesta segunda-feira (19) o Ministério da Defesa da Rússia.

Os exercícios navais conjuntos, realizados anualmente desde 2012, envolverão o lançamento de mísseis e artilharia no Mar da China Oriental.

"O principal objetivo dos exercícios é fortalecer a cooperação naval entre a Rússia e a China e manter a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico", disse a pasta.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, Moscou procurou aumentar seus laços políticos, de segurança e econômicos com Pequim e vê o líder chinês Xi Jinping como aliado chave em uma aliança antiocidental.

Os dois países assinaram parceria estratégica "sem limites" poucos dias antes de Moscou lançar a maior invasão terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Desde então, Pequim tem manifestado preocupações sobre as ações da Rússia na Ucrânia.

De acordo com a Rússia, quatro de seus navios farão parte dos exercícios - incluindo o cruzador de mísseis Varyag - enquanto seis navios chineses participarão, juntamente com aeronaves e helicópteros dos dois lados.

Os navios russos partem nesta segunda-feira do porto do Extremo Oriente de Vladivostok para participar dos exercícios de uma semana, que começam quarta-feira.

Fonte: Reuters*