Mudanças no gabinete ocorrem hoje e amanhã

Porto Velho, RO - A presidente do Peru, Dina Boluarte, que lidera um governo de transição após a queda de seu antecessor, anunciou nesse domingo (18) que substituirá o primeiro-ministro como parte de uma reorganização de seu ministério.

Boluarte era vice-presidente até o início deste mês, quando o ex-presidente Pedro Castillo foi destituído do cargo e depois detido, após tentar dissolver ilegalmente o Congresso.

Desde que assumiu o cargo, o governo de Boluarte tem sido abalado por turbulência política e protestos generalizados, que deixaram 20 mortos no total, com mais seis mortes após incidentes relacionados a bloqueios de estradas, disseram autoridades.

Os protestos, os piores a atingir o país andino em anos, ameaçam prejudicar a economia e a estabilidade política do Peru, além de abalar a confiança dos investidores no segundo produtor mundial de cobre.

As mudanças no gabinete ocorrerão hoje (19) e amanhã, afirmou Boluarte ao programa de notícias Cuarto Poder, da America Television, no domingo. A mudança ocorre após renúncia dos ministros da Educação e Cultura, que saíram por causa das mortes durante os protestos.

Ela não citou um possível substituto para Pedro Angulo, nomeado primeiro-ministro há apenas uma semana.

"Ninguém pode ter um ministro que aprenda no trabalho", disse Boluarte. "Este é um governo de transição, precisamos agir rápido."

Fonte: Marco Aquino - Repórter da Reuters*