Apoiadores de Camacho tentam bloquear partidas do aeroporto de Viru Viru em Santa Cruz, Bolívia STRINGER / AFP

Porto Velho, RO - Luis Fernando Camacho, governador do departamento de Santa Cruz, o estado mais rico da Bolívia, foi preso nesta quarta-feira pela polícia por ordem de um procurador, informou o ministro do Interior, Eduardo del Castillo. Camacho é ferrenho opositor do presidente Luis Arce e foi um dos principais articuladores do movimento que em 2019 levou à renúncia de Evo Morales, de quem Arce foi ministro da Economia.

— Informamos ao povo boliviano que a polícia boliviana cumpriu a ordem de prisão contra o senhor Luis Fernando Camacho — disse Del Castillo, sem especificar os crimes dos quais ele é acusado.

Camacho tem duas investigações contra ele: uma por ser considerado peça-chave na queda de Morales, que um julgamento realizado já no governo de Arce considerou ter sido um golpe de Estado, e outra por promover protestos regionais entre outubro e novembro deste ano contra o adiamento do censo populacional boliviano.

Os protestos, que incluíram 36 dias de bloqueios de estradas, terminaram com um acordo entre a oposição e o governo que garantiu a realização do censo a tempo de que a distribuição das cadeiras no Congresso segundo os números atualizados das populações das regiões bolivianas seja feita antes das eleições legislativas e presidenciais de 2025.

Segundo a imprensa local, o governador da região mais populosa da Bolívia foi transferido para o aeroporto de Santa Cruz, a fim de ser levado para La Paz.

"Neste momento, não se sabe o paradeiro do governador, pelo que responsabilizamos o governo do presidente Luis Arce pela segurança física e pela vida dele", disse o gabinete de Camacho em comunicado. "O governador de Santa Cruz foi sequestrado, em uma operação policial totalmente irregular e levado em direção desconhecida."

Depois de saber da prisão de Camacho, dezenas de seus apoiadores lotaram os dois aeroportos de Santa Cruz — o aeroporto internacional Viru Viru e o aeroporto doméstico Trompillo — gritando que não permitiriam a transferência do governador para La Paz e exigindo a sua libertação, segundo imagens do canal de televisão Unitel. Em El Trompillo, os manifestantes ainda forçaram uma guarda militar a abandonar suas funções de segurança.

Camacho é um dos principais líderes de direita da Bolívia e comanda o segundo maior bloco da oposição no Parlamento, o Acreditamos, atrás apenas do partido Comunidade Cidadã (CC), do ex-presidente Carlos Mesa. O Movimento ao Socialismo (MAS), liderado por Arce e Morales, é a principal força legislativa.

Um superpuma dos Red Devils, em "apoio ao Ministério do Governo", trocou Viru Viru pelo Chimoré

Às 14h11, saiu o primeiro alerta de que o governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, foi interceptado por policiais à paisana que, após agredir o motorista, tomaram a primeira autoridade em Santa Cruz sem destino conhecido. Vinte e um minutos depois, um superpuma dos Red Devils decolou do aeroporto de Viru Viru, segundo relatório da III Brigada Aérea.


O documento, ao qual EL DEBER teve acesso, é datado de 28 de dezembro de 2022 e indica que a aeronave decolou às 14h32 e pousou em Chimoré (Cochabamba) às 15h30.

O relatório da unidade militar dependente da Força Aérea Boliviana indica que a tripulação era composta por três capitães e dois sargentos e que o voo era "em apoio ao Ministério de Governo".

Violência durante a captura


“Atiraram contra a viatura, deram-me pontapés, levaram-me todas as coisas, como se estivessem a agredir (…)”, disse o condutor de Camacho quando chegou ao aeroporto a tentar perseguir as viaturas policiais.

O grupo Los Lobos do Grupo de Inteligência e Operações Especiais (GIOE), da Força Especial de Combate ao Narcotráfico, realizou a operação para prender o governador.

Esta informação foi confirmada ao EL DEBER por policiais da Felcn, que solicitaram a reserva de seus nomes. Eles garantiram que esse grupo especial operava com armas longas, que costumam ser usadas em operações de alto risco para combater as máfias do narcotráfico.

  
Del Castillo confirma a apreensão
A apreensão de Camacho foi confirmada pelo ministro de Governo, Eduardo del Castillo. “Informamos ao povo boliviano que a Polícia boliviana cumpriu o mandado de prisão contra o senhor Luis Fernando Camacho”, escreveu em sua conta no Twitter, às 14h42, quando o super puma dos Red Devils já havia saído do Viru Viru.

Até o momento (16h desta quarta-feira), nenhuma autoridade informou para onde foi transferido o governador de Santa Cruz , que tinha um mandado de prisão para que ele comparecesse para depor na cidade de La Paz devido à crise de 2019. e, recentemente, ele havia sido acusado de "terrorismo" pela greve de 36 dias.