Lula tem reuniões com Simone Tebet (MDB) e representantes do União e do PSD. Novos nomes para ministérios devem ser anunciados até quarta

Porto Velho, RO - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna a Brasília, nesta segunda-feira (26/12), para consolidar a nomeação dos ministérios do próximo governo. O petista tem reuniões agendadas com lideranças políticas do MDB, como Simone Tebet, do União Brasil e do PSD, para desatar nós na estrutura ministerial do próximo governo.

Lula formalizou os chefes de 21 das 37 pastas que vão compor a Esplanada. A expectativa é de que o restante dos nomes seja divulgado até quarta-feira (28/12). No centro dos debates, falta a definição dos titulares de ministérios como Planejamento, Cidades e Turismo.

Nesta segunda, o petista terá reuniões com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil- AP), com representantes do PSD e deve voltar a conversar com a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Tebet e Lula

Um dos entraves que o presidente precisa resolver é a posição que será ocupada por Tebet no governo. Os dois se reuniram na sexta-feira (23/12). Entretanto, o destino dela permanece incerto.

Uma das opções oferecidas para a emedebista foi o Ministério do Meio Ambiente. Contudo, Tebet condicionou aceitar o convite à decisão de Marina Silva, que já sinalizou querer chefiar a pasta.

A senadora também chegou a ser ventilada para comandar o Planejamento, mas rejeitou a proposta por conta de divergências com o modelo econômico petista.

O nome que circula nos bastidores para assumir a pasta é do economista André Lara Resende. Ele rejeitou o cargo. Mesmo assim, Lula deve conversar com Lara Resende na tentativa de convencê-lo para que assuma a função. O escolhido terá a missão de elaborar o orçamento do governo e negociá-lo com o Congresso.

Demais titulares

As outras duas possibilidades ventiladas para Tebet, Cidades e Turismo, também estão sendo disputadas por outros nomes. A pasta do Turismo é disputada com o PSD, enquanto o União Brasil também pleiteia o ministério das Cidades.

Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o PSD, comandado por Gilberto Kassab, deve ter outras duas vagas: o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) na pasta da Agricultura, e o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que acaba o mandato agora, deve ser confirmado no Ministério de Minas e Energia.

O impasse com a legenda diz respeito ao Ministério do Turismo. Nos bastidores, fala-se que o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) deve ser nomeado como ministro do Turismo, contudo, ele tem enfrentado resistências e pode ficar de fora da estrutura ministerial.

Confirmação do PCdoB na Esplanada aumenta pressão do PV por cargos

Enquanto isso, a União Brasil pleiteia o Ministério das Cidades. Em reunião com Alcolumbre e o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Lula ofereceu o Ministério da Integração Nacional e citou as pastas do Turismo, das Comunicações e da Previdência. Nenhuma dessas três opções agradou à União Brasil, que decidiu disputar Cidades com o MDB.

Lula precisa ainda bater o martelo sobre o Ministério dos Povos Indígenas, cotado para a deputada Sônia Guajajara (PSOL-SP). O da Pesca deve ficar com o PV, e o da Previdência, com o PDT. O presidente, porém, ainda não chamou o PDT oficialmente para conversar, assim como a Rede.

Confira os ministérios que Lula deverá indicar nesta semana:

Gabinete de Segurança Institucional.
Secretaria de Comunicação Social.
Ministério da Agricultura e Pecuária.
Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Ministério da Pesca e Aquicultura.
Ministério da Previdência Social.
Ministério das Cidades.
Ministério das Comunicações.
Ministério de Minas e Energia.
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Ministério do Esporte.
Ministério do Meio Ambiente.
Ministério do Planejamento e Orçamento.
Ministério do Turismo.
Ministério dos Povos Indígenas.
Ministério dos Transportes.

Fonte: Portal SGC