Nessa sexta, Marina Silva negou assumir autoridade climática e fazer dobradinha com Simone Tebet, que pode ir para Cidades ou Planejamento

Porto Velho, RO - O presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou a deputada federal eleita Marina Silva (Rede) para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Após reuniões realizadas com Marina e Simone Tebet (MDB), Lula chegou a cogitar que Marina assumisse a autoridade climática do governo, mas ela negou. A dobradinha entre as duas aliadas foi frustrada e, de acordo com interlocutores de Lula, o convite a Marina foi feito.

Ainda não há resposta de Marina ou pistas se Tebet assumirá alguma pasta ou qual será. O encontro entre Marina e Lula aconteceu na tarde desta sexta-feira (23/12) no hotel onde o petista está hospedado em Brasília.

A expectativa imediata após o encontro era de que saísse de lá a indicação, o que não ocorreu. A conversa com o pedido para que ela ocupasse a pasta ocorreu na noite desta sexta. O nome da deputada federal eleita está entre os favoritos para o cargo pelo prestígio internacional na defesa do meio ambiente e o seu trabalho em defesa da preservação ambiental.

Tebet

Além de Marina, o nome da senadora Simone Tebet (MDB) é sondado para assumir o cargo como ministra do Meio Ambiente. Entretanto, ambientalistas temem pela influência do agronegócio na pasta caso a emedebista assuma.

Além do encontro com Marina, Lula se encontrou também nesta sexta com a senadora Simone Tebet. O presidente eleito viajou para São Paulo para os preparativos para o Natal, e, de carona, levou a senadora Simone Tebet, nome importante durante o segundo turno das eleições, contra o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).

Outra opção que teria sido oferecida a Tebet é a pasta do Planejamento, mas ela teria recusado a proposta. O Ministério das Cidades é outra alternativa pensada para a emedebista.

Fonte: Portal SGC