Pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, apontou elevação de 6% nos gastos dos brasileiros em outubro

Porto Velho, RO - O consumo das classes C e D cresceu 6% no País em outubro ante setembro, puxado, sobretudo, pelo desempenho da Região Norte, que teve o maior incremento entre todas, alcançando 8,5%. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em empoderamento econômico, e é realizada mensalmente para traçar o perfil do consumidor dessa parcela da população brasileira.

No levantamento, duas das cinco regiões do Brasil mostraram aumento nos gastos. O Sudeste fechou com alta de 3,5% no consumo. Em contrapartida, apresentaram recuo o Centro-Oeste (-5%), Nordeste (-3,1%) e Sul (-0,03%).

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol, e em dezembro por conta das festas de final de ano.

Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, afirma a executiva.

Os setores no País que se destacaram com as altas mais significativas foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%). Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram de Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%).

Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento nos setores de Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%). Contudo, caiu a média de gasto com Serviços (-7%), Companhias Aéreas (-5%), Telecomunicações (-2%) e Automóveis e Veículos (-2%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link
https://superdigital.com.br/BLOG/images/Indice_Out22_estados_estados_pdf.pdf

Sobre a Superdigital

A Superdigital é uma conta digital comprometida com o empoderamento econômico da população desbancarizada e semibancarizada da América Latina. No centro de sua estratégia estão o uso da tecnologia e a geração de economia e renda para esse público.

Hoje, a marca está presente no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e prepara sua expansão na Colômbia, Peru e México. Sua plataforma multipaíses, multilíngue e multimoedas - desenvolvida com código próprio e tecnologia nativa da nuvem - tem orientação mobile first e API first. No atendimento a pessoas físicas, a Superdigital oferece ferramentas simples e de uso intuitivo, com acesso a conta e cartão em poucos minutos, por meio de um processo de adesão 100% digital.

E no segmento de banking as a service, a fintech atende empresas que precisam de soluções de pagamentos para a remuneração de funcionários e/ou oferta de benefícios, trazendo ganhos de eficiência para suas operações. A empresa faz parte da PagoNxt, plataforma global que reúne, de forma inovadora, todas as soluções de pagamento do Grupo Santander.

_____________
Kauê Diniz
(81) 98848 0876
Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo

https://www.santander.com.br/institucional-santander/sala-de-imprensa