O calendário cultural oficial inclui os principais eventos realizados nos municípios rondonienses

Porto Velho, RO - O Calendário Cultural de eventos oficiais de Rondônia para 2023 foi divulgado nesta quinta-feira, 24, por meio da Portaria nº 296 de 18 de novembro de 2022 . O calendário foi criado pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, pelo Decreto n° 27.542. O calendário tem o objetivo de difundir e orientar os eventos oficiais das atividades culturais, em todas as suas formas e manifestações. O calendário cultural deve ser organizado e divulgado todos os anos, até 50 (cinquenta) dias antes do final de cada exercício, para execução no ano seguinte.

De acordo com o técnico responsável pela articulação do Sistema Estadual de Cultura do Estado, professor Alécio Valois, “o calendário cultural oficial inclui os principais eventos oficiais realizados nos municípios rondonienses. Com essa definição, o Governo de Rondônia pode oferecer apoio na execução dos principais eventos culturais de Rondônia”, destacou Alécio.

O calendário cultural é definido 50 dias antes do final de cada exercício

A medida visa ainda, promover o desenvolvimento do Turismo e Comércio inerentes a esses eventos, regulamentando o registro e a divulgação dos eventos públicos e datas importantes ligadas ao Estado, ao cotidiano dos cidadãos com a divulgação de datas comemorativas, eventos de diversas naturezas culturais, momentos históricos, festas tradicionais, culturais e populares, festivais ou mostras de arte, atividades que estimulem práticas de lazer, atividades de natureza educativa, atividades religiosas e étnicas que se destaquem por seu valor cultural, entre outros.

Conforme o técnico responsável pela articulação do Sistema Estadual de Cultura, “com a divulgação das datas dos eventos culturais, o Governo de Rondônia garante à população, o acesso a informações referentes aos atos da gestão pública, como reza o princípio da transparência presente nas Constituições Federal e Estadual e, por outro lado, contribuirá com o fomento do turismo cultural”, finalizou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia