Sessão solene entrega medalha ao professor Fabio Rychecki Hecktheuer.

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) homenageou nesta quinta-feira (24), em sessão solene, o reitor da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), professor, Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer, com a Medalha do Mérito Cultural “Professor Amizael Gomes da Silva”, maior honraria concedida pela Casa. Conduzida pelo deputado Cirone Deiró (União), a solenidade homenageou também os componentes do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE – RO) com Medalhas do Mérito Legislativo.

O reitor Fabio Rychecki Hecktheuer agradeceu a homenagem e o reconhecimento do Parlamento Estadual. “Recebo a medalha de Mérito Cultural com muita satisfação. É motivo de muito orgulho e sinto-me honrado e bastante envaidecido. É um privilégio”, declarou.

Ele também fez uma reflexão de toda a sua trajetória, principalmente a orientação e ensinamentos da família. De forma emocionada discursou. “Como caminhar e até onde caminhar. Depende não apenas do esforço e da vontade física de cada um, mas sobretudo da ajuda de Deus e daqueles que nos cercam e que confiam em nós e em nosso trabalho.

Aqui não posso esquecer de dividir esse prêmio com os verdadeiros responsáveis por essa honraria, meus pais Rodolfo e Louders, que não estão fisicamente entre nós, mas que estão aqui em espírito ao meu lado, que sempre incentivaram os filhos a estudar e a seguir a vida com retidão”, disse.

Para o deputado Cirone Deiró, a educação é o meio de transformação social e de vida. “Quero destacar que o professor tem papel fundamental neste processo de formar cidadãos mais reflexivos e éticos e essa homenagem ao reitor Fábio, por contribuir com a educação em Rondônia, é mais do que merecida”, elogiou.

Biografia

O professor Fabio Rychecki Hecktheuer nasceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, no ano de 1962. Com uma infância humilde, começou a trabalhar aos 14 anos, para contribuir com o incremento da renda familiar. Concomitantemente ao trabalho, Fabio realizou dois cursos de graduação: Educação Física e Filosofia.

No ano de 1986, ingressou na carreira de professor do Magistério Superior, na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), tendo atuado também como professor da rede municipal de ensino de Pelotas, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL) e também na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

No ano de 1997, Fabio Rychecki Hecktheuer, juntamente com a esposa Marcia Hecktheuer e os seus três filhos, Fabio, Lucas e Pedro mudou-se para Madrid, Espanha, para realizar os estudos de Doutorado, na área de Psicologia da Aprendizagem. Sequencialmente, realizou seu curso de Pós Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento, ambos na Universidade Autônoma de Madrid (UAM).

Nos últimos 15 anos, o Prof. Fabio Hecktheuer exerceu o cargo de Reitor da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), realizando uma verdadeira transformação por meio da educação. A FCR ganhou o reconhecimento pela sua qualidade por meio dos índices de excelência alcançados, com a formação de pesquisadores para Rondônia, já havendo sido formados pela FCR, mais de 500 mestres e doutores.

Nestes últimos anos, o Prof. Fabio Hecktheuer coordenou mais de 12 turmas de Mestrado e Doutorado. Deixa como legado um investimento de cerca de R$ 80 milhões, no Campus Universitário que está para ser inaugurado na Av. Jorge Teixeira, em frente ao Espaço Alternativo, onde será a nova sede da Faculdade Católica de Rondônia.

Atualmente, o professor é o presidente da Associação de Assistência à Cultura na Amazônia, mantenedora da Faculdade Católica de Rondônia, e Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Mérito Cultural

Instituída por meio de Decreto Legislativo de n°152, de 2017, a Medalha do Mérito Cultural professor Amizael Gomes da Silva é concedida anualmente a à personalidade que se destacar no cenário cultural no Estado de Rondônia, em quaisquer das áreas de Educação Ciência e Tecnologia.

A indicação é proposta ao Plenário, via Projeto de Decreto Legislativo, acompanhada de Curriculum Vitae do indicado e é considerado aprovado pelo voto nominal da maioria absoluta dos membros do Poder Legislativo.