Jefferson e Zambelli são criminosos armados que apenas mostraram o bolsonarismo em sua essência, sem filtros

Porto Velho, RO - Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo afirma que interlocutores palacianos que conversaram com Jair Bolsonaro nos últimos dias dizem que o presidente culpa os episódios envolvendo o ex-deputado federal Roberto Jefferson e a deputada Carla Zambelli como responsáveis por sua derrota no segundo turno para Lula.

Bolsonaro também credita sua derrota ao fato do Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral terem garantido o direito a transporte gratuito para eleitores. Para Bolsonaro, essas pessoas não teriam o direito de votar.

E ele ainda crê que a propaganda petista sobre a suspensão do 13º e férias, além de mexer no reajuste das aposentadorias, teria sido a ‘pá de cal’ em sua reeleição.

Jefferson e Zambelli são criminosos armados. O primeiro atirou com fuzil e lançou granada em policiais que cumpriam uma ordem de prisão contra o ex-parlamentar, que passou meses divulgando vídeos com ataques pessoais a autoridades e por último, cumprindo prisão domiciliar, espalhou um vídeo onde comparou a ministra Cármen Lúcia a uma ‘prostituta arrombada’, o que motivou a ida dos policiais a sua casa.

Carla Zambelli sacou um revólver, no sábado anterior à eleição do segundo turno, e correu atrás de um homem negro após discussão sobre política. O segurança da deputada chegou a disparar uma arma e foi preso.

O transporte de eleitores gratuito no segundo turno não foi inventado para prejudicar Bolsonaro, é um direito e sempre foi feito. A lei que trata do assunto é de 1974 e nas eleições de 2018, quando Bolsonaro venceu, ela estava plena e em vigor. O que ocorreu neste segundo turno foi apenas a confirmação.

Para os eleitores que moram em zonas rurais é permitido que a Justiça Eleitoral ofereça transporte gratuito.

Segundo a lei nº 6.091/74, até 15 dias antes da eleição a Justiça Eleitoral deve pedir aos órgãos de administração os veículos e os funcionários que sejam necessários para que o transporte de eleitores da zona rural seja feito.

Neste mesmo prazo de 15 dias a Justiça Eleitoral deve divulgar um quadro com os horários e percursos do transporte. O quadro deve ser divulgado nos cartórios eleitorais e nos meios de comunicação.

A resolução 9.641/74 do Tribunal Superior Eleitoral indica que quando os meios de transporte não forem suficientes a Justiça Eleitoral pode solicitar veículos de transporte particulares. Deve ser dada preferência aos veículos de aluguel.

O transporte que é oferecido pela Justiça Eleitoral só acontece dentro dos limites do município e quando a distância das zonas residenciais rurais até o local da votação for igual ou maior do que 2 quilômetros.

Mesmo assim, a Polícia Rodoviária Federal desacatou uma ordem direta do TSE e realizou inúmeras operações visando esse transporte no dia das eleições. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar a conduta do diretor geral da PRF responsável pela ordem.

Quanto aos reajustes da aposentadoria, o ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes havia preparado um plano para as contas públicas que incluía o fim das correções pela inflação passada do salário mínimo e das aposentadorias, conforme mostrou o UOL.

Após a repercussão extremamente negativa, Guedes recuou, mas o assunto já tinha tomado conta das redes.

A culpa da derrota de Jair Bolsonaro é de seu péssimo governo, e a derrota só não foi com uma diferença ainda maior pela rede de mentiras criada por seus assessores, que espalharam absurdos como ‘fechamento de igrejas’, ‘implantação do comunismo’, ‘que o governo Lula vai tomar casas com mais de 60 metros quadrados’ e outras sandices.

Bolsonaro perdeu por ter atrasado a compra de vacinas que poderiam ter salvo pelo menos 400 mil vidas. Perdeu porque seu ministro da educação, junto com pastores picaretas roubavam dinheiro da educação e pagava propina em barras de ouro.

Fonte: Painel Político