Moradores pedem para que o local seja bem cuidado por todos

Porto Velho, RO - Um local que antes era tomado por matagal, lixo e entulhos, agora virou sinônimo de cores, alegria, qualidade de vida e geração de renda. A Praça do Conjunto 22 de Dezembro, inaugurada na última semana de agosto pela Prefeitura de Porto Velho, não apenas mudou a estética do bairro, mas também a vida dos moradores e até mesmo de quem mora mais distante.

É o caso do policial civil aposentado, João Bosco da Silva, que mora no bairro Agenor de Carvalho, mas faz questão de estar na praça com a família. Enquanto a esposa e ele conversam, a filhinha se diverte no parquinho sob os olhares atentos dos pais, que dão muitas risadas das brincadeiras da pequena.

“Passamos aqui por acaso e ficamos impressionados com a beleza do lugar e a arquitetura que a prefeitura proporcionou aos moradores e às pessoas que vêm de longe como eu. O prefeito está de parabéns. O parquinho é muito apropriado para as crianças brincarem e desenvolverem um convívio social entre elas”, comentou.

Ele ainda destacou os aparelhos da academia ao ar livre para prática de exercícios, e o trabalho dos empreendedores que possibilita a degustação de diversos tipos de alimentos. “Já provamos um dindin gourmet, muito bem preparado. Agora a gente vem sempre que puder”, completou.

PARA TODA FAMÍLIA

Prestes a mudar para uma residência a poucos metros da praça, a engenheira civil Camila Moura é só alegria, principalmente pelo espaço que o filho de cinco anos terá para brincar, praticamente no quintal de casa. “A coisa mais feliz para mim foi quando vi esse parquinho aqui, e ele (o filho) ficou mais feliz ainda”, disse sorrindo.

A engenheira também destaca o fato da praça ter sido projetada para toda a família, mas espera que a comunidade ajude a preservar o local. “Não é só para mãe ou só para o pai, acho que serve para todo mundo. E só de pensar que as pessoas se conscientizam, tiram o chinelo antes de pisar na grama sintética do parquinho e cuidam, é a melhor coisa que tem”. Para ela foi uma ideia muito assertiva da Prefeitura em criar esse tipo de espaço. “Está aprovado”, brincou.

Morador do bairro Nova Esperança, o servidor público estadual João Bosco Rodrigues tirou a tarde de quinta-feira (13) para passear com o netinho de dois anos na praça. Ele disse que o espaço aqui ficou muito bom para as crianças interagirem umas com as outras, mas precisa ser cuidado por todos.

“Isso aqui é um bem público. Cada um pode vir e trazer as suas crianças para brincar, mas também devem ter zelo e ajudar a cuidar. Gostei muito e recomendo para que outros venham conhecer”, afirmou.


Pequenos empreendedores tem no espaço uma fonte de renda

A médica Michele Farias, que também mora próximo da praça, falou da importância do local para todos os públicos, tanto para as crianças quanto os empreendedores, jovens e adultos que precisam de um espaço para o lazer e prática de atividades físicas.

“Quando eu passava aqui, só via mato e tapumes de alumínio, um local muito feio. Não imaginei que a praça seria construída tão rápido, até me surpreendi. Foi uma estratégia boa e tenho certeza que todos do bairro estão adorando, pois melhorou muito até mesmo a estética do nosso bairro. Estou adorando e as crianças mais ainda”, falou.

FONTE DE RENDA

Jairo de Souza, pequeno empreendedor que tem um carrinho para vender banana frita, pipoca e dindin gourmet, é outro que elogiou a iniciativa da construção da praça. “O bairro estava precisando de um espaço como este”, ressaltou.

Para ele, além de um espaço de lazer para a comunidade, o local é fonte de renda e sobrevivência, para que os pequenos empreendedores ganhem o sustento de suas famílias.

“A gente passou dois anos de pandemia praticamente sem poder sair para trabalhar. Graças a Deus, com essa praça, está dando para ganhar o nosso pão de cada dia, mas todos nós precisamos cuidar bem dela”, alertou.

Além do parquinho com brinquedos interativos e coloridos, com grama sintética, a praça conta com academia ao ar livre, pista de caminhada, bancos, mesas, iluminação de LED e espaço para o trabalho dos pequenos empreendedores.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)