O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA 4ª feira, 26 de OUTUBRO

HOJE É

Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre, Dia do Trabalhador da Construção Civil, Dia do Movimento Pestalozziano no Brasil, Dia do Trabalhador São Alfredo o Grande, São Demétrio de Tessalônica, Luteranos celebram Philipp Nicolai.

RONDÔNIA 

26 – 1941 – Formado só por homens, 21, o juiz Sebastião Salignac de Souza presidente do Tribunal de Júri, convoca os jurados que atuarão nas sessões de julgamento. Mesma data o Administrador da Mesa de Rendas Alfandegada informa que acaba dia 30 de novembro o prazo de pagamento do Imposto de Renda. 

26 - 1957 – O governador Jayme Araújo dos Santos, assina o Decreto Territorial nº. 331, criando o Corpo de Bombeiros do Território.

BRASIL

1869 – Nasce Washington Luís, 13º presidente do Brasil, deposto pela revolução de 1930 (m. 1957). 

1976 – Falece Di Cavalcanti, pintor brasileiro, t3emas principais a mulata, a música e cenas da cultura (n. 1897). 

Em 1989- Regulamentado o emprego doméstico no país, com direitos a salário mínimo, férias, 13º e 44 horas semanais. 

Em 1997 – A crise chega ao Brasil: Bovespa fecha com queda de 14,9%, a maior desde 1990.

MUNDO 

1968 — O cosmonauta soviético Georgy Beregovoy pilota a Soyuz 3 no espaço para uma missão de quatro dias, a maior, então, de um homem em órbita. 

2012 — Lançamento do Windows 8.

FOTO DO DIA

Praça do Half, como chamavam o espaço em forma de “U” construído em concreto, na Praça Aluízio Ferreira, onde crianças, jovens e até alguns marmanjos evoluíam deslizando nos skates, atraindo especialmente estudantes, maioria garotas, dos colégios das proximidades para verem os shows sobre aqueles aparelhos, com direito a torcidas organizadas e tudo. 

O espetáculo era diário, inclusive na parte da noite, com mais frequência aos sábados e domingos, aplaudindo mesmo os que ainda sem experiência muitas vezes despencavam ao solo, para logo voltar a tentar outra vez. Sem qualquer consideração com a importância do “Half” para diversão, paquera e troca de experiências de atletas e quem ia lá só para curtir. (F. Saudosismo Portovelhense)