Instituição pede a condenação por crimes de organização criminosa, dano à Unidade de Conservação e de invasão de terras públicas

Porto Velho, RO - O MP-RO (Ministério Público de Rondônia) ofereceu denúncia à Justiça de Rondônia contra seis investigados por prática de crimes ambientais, invasão e terra pública de um Parque Estadual em Rondônia. A denúncia foi formalizada nesta terça-feira (25) por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim.

De acordo com o MP-RO, os investigados foram alvos da 7ª fase da Operação Canaã intitulada como “Anomia”. A ação ocorreu para investigar e desarticular a organização criminosa voltada à prática de crimes ambientais no interior do Parque Estadual de Guajará-Mirim, e em parte da Zona de Amortecimento, conhecida como “Bico do Parque”.

Durante a investigação, foi descoberto indícios da existência de estruturada organização criminosa armada atuante em Nova Mamoré (RO) e Porto Velho (RO). Além disso, a organização criminosa atuava com ênfase na região do Distrito de Jacinópolis, na capital, onde está localizado o Parque Estadual de Guajará-Mirim e zona de amortecimento.

Ainda de acordo com o MP-RO, o grupo criminoso denunciado tem como objetivo a invasão, ocupação, exploração e comercialização, mediante o uso de armas e a prática de significativos danos ambientais. Os acusados ainda faziam promessa de suposta regularização fundiária futura e com isso realizavam a comercialização de lotes no interior da área de posse e domínio do Estado.

A denúncia imputou a todos os seis investigados os crimes de organização criminosa, de causar dano à Unidade de Conservação e de invasão de terras públicas.

Fonte: Diário da Amazônia