Estrutura é considerada rota crucial de abastecimento para as tropas de Vladimir Putin no país invadido

Porto Velho, RO - Em momento delicado para as forças da Rússia, que acumulam derrotas nos campos de batalha da Guerra da Ucrânia, uma forte explosão destruiu neste sábado (8) parte da única ponte que conecta o território russo à península da Crimeia, anexada pelo Kremlin em 2014. A estrutura é considerada rota crucial de abastecimento para as tropas de Vladimir Putin no país invadido.

Autoridades russas afirmaram que um caminhão-bomba explodiu, o que provocou incêndio também em sete tanques de um trem que transportava combustível. Ao menos três pessoas morreram, segundo informações preliminares.

Trechos da ponte teriam desmoronado. Considerada um dos símbolos da anexação russa da Crimeia, a gigantesca estrutura rodoviária e ferroviária tem 19 km de extensão e é uma das maiores da Europa.

A Rússia capturou a Crimeia sem um único tiro em 2014, após a derrubada do governo pró-Kremlin da Ucrânia. A ponte foi inaugurada com grande alarde pelo próprio presidente russo, Vladimir Putin, quatro anos depois. A construção foi feita sobre o estreito de Kerch, que separa os mares Negro e de Azov.

Mais do que simbólica, a estrutura representa uma importante rota de abastecimento para as forças do Kremlin, que assumiram o controle da maior parte da região de Kherson, no sul da Ucrânia, e para o porto naval de Sebastopol, a principal cidade da Crimeia.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram parte da estrutura destruída, enquanto um trem é consumido pelas chamas. Uma câmera registrou o momento da explosão, que atingiu carros que passavam pelo local. Outras imagens capturadas à distância mostram uma fumaça espessa no horizonte.

Porto Velho, RO - Nos últimos dias, ataques contra alvos russos na Crimeia levaram pânico aos moradores da península. Os êxitos da contraofensiva ucraniana aumentaram a pressão sobre Putin, que determinou no mês passado a mobilização de 300 mil reservistas para lutar no conflito.

Após a decisão, o mandatário russo registrou a primeira queda de sua popularidade desde a invasão do vizinho em fevereiro —a aprovação caiu de 83% para 77%, segundo o instituto de pesquisas ainda independente na Rússia, o Centro Levada.

Neste sábado, Putin ordenou a criação de uma comissão para esclarecer a explosão. O Comitê de Investigação da Rússia informou ter identificado o proprietário do caminhão-bomba. Ele seria morador da região de Krasnodar, no sul da Rússia.

Autoridades ucranianas fizeram comentários irônicos sobre a explosão. O chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksii Danilov, publicou nas redes sociais um vídeo da ponte em chamas ao lado de outro vídeo de Marilyn Monroe cantando "Feliz aniversário, senhor presidente", em referência a Putin que completou 70 anos nesta sexta (7).

Autoridades ucranianas vinham expressando o desejo de destruir a ponte de Kerch. O serviço postal da Ucrânia informou neste sábado que imprimirá um selo especial para comemorar a explosão.

Várias ações de sabotagem foram atribuídas à Ucrânia desde o início do conflito. Após a explosão na ponte, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que a reação de Kiev à destruição da infraestrutura "testifica a sua natureza terrorista". Serguei Aksionov, governador russo da Crimeia, informou que o tráfego foi suspenso enquanto os danos eram avaliados.

O dano à estrutura ocorre em um momento em que a Rússia vem sofrendo sucessivas derrotas nos fronts da guerra. Após os reveses, Putin fez novas ameaças de guerra nuclear contra o Ocidente. Nesta semana,
o Ministério da Defesa russo passou a divulgar que parte dos reservistas mobilizados estão sendo treinados para lutar num ambiente de guerra nuclear, química ou biológica.

Fonte: Folha de São Paulo