O Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, aponta que o problema no Instagram começou a partir das 10h00 da manhã de hoje

Porto Velho, RO - O Instagram está com uma falha que suspende contas na rede social nesta segunda-feira (31). Segundo relatos na Internet, uma mensagem de que o perfil foi bloqueado está sendo exibida para diversos usuários ao abrirem o aplicativo. Depois que recebem a notificação, as pessoas tentam recuperar o login, mas não recebem o código de autenticação em dois fatores necessário para entrar. O erro, que foi reproduzido pela redação do TechTudo, parece afetar pessoas no Brasil e no mundo.

Ao mesmo tempo, os usuários que não foram impactados pela instabilidade que desativa temporariamente o acesso relatam que perdem dezenas de seguidores em questão de minutos. O TechTudo entrou em contato com a rede social para entender o que está acontecendo com o Instagram. A empresa limitou-se a responder que está ciente do problema para acessar as contas, que analisa o erro para resolvê-lo e pediu desculpas pelo transtorno.

Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram com o app Followmeter
Como recuperar conta bloqueada do Instagram? Rede social está instável

O Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, aponta que o problema no Instagram começou a partir das 10h00 da manhã de hoje. Por volta das 11h00, mais de 1,5 mil notificações de instabilidade foram registradas. "Minhas duas contas, pessoal e de trabalho, foram desativadas agora, 31/10/2022. Não está sendo possível recuperar, fica apenas carregando uma página preta", relatou um usuário no Downdetector. Pelo Google Trends é possível ver um aumento repentino nas buscas na Internet por "conta do Instagram suspensa" e "instabilidade no Instagram hoje".


Falha no Instagram é apontada no Downdetector na manhã desta segunda-feira (31/10) — Foto: Reprodução/TechTudo

Por que o Instagram está deletando contas hoje?

No Twitter, usuários criam teorias para entender a instabilidade na rede social. Uma hipótese é que o problema afete apenas os perfis que não têm a autenticação em dois fatores ativada. Algumas pessoas, no entanto, alegam que têm o recurso de segurança configurado e que ainda assim foram bloqueadas.

Vale ressaltar que até o momento o Instagram não explicou a falha, apenas informou que já identificou o problema e que atua para resolvê-lo.

Por que você está perdendo seguidores no Instagram hoje?

Quem ainda consegue acessar o Instagram vê o seu número de seguidores cair drasticamente em questão de minutos. Em perfis de jornalistas da equipe do TechTudo, por exemplo, foram notados mais de 100 unfollows em menos de 30 minutos.


Mais de 100 seguidores foram perdidos no Instagram em menos de 30 minutos — Foto: Reprodução/Instagram Tainah Tavares

A hipótese é que essa queda de seguidores aconteça em decorrência das contas banidas. Neste caso, os seguidores perdidos seriam justamente os usuários desativados na rede social. Ao buscar pelos perfis que perderam acesso ao Instagram, o app dá um aviso de “nenhum usuário encontrado”.


Perfil que foi banido no Instagram não aparece entre seguidores — Foto: Reprodução/Instagram Tainah Tavares

Fonte: Tech Tudo