Por Liliane Melo

A sessão azul está de volta em Porto Velho! No Dia das Crianças, 12 de outubro, as crianças autistas que muitas vezes não podem ir ao cinema devido sua sensibilidade sensorial, poderão assistir ao filme Minions 2 - A Origem de Gru, às 14h30, no Cine Veneza.

 A sessão adaptada com som reduzido e ambiente a meia luz é um evento realizado pelo Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA) da Associação Wesleyana de Assistência Social (AWAS) em parceria com o Cine Veneza.

O ingresso pode ser trocado por 1 Kg de alimento não-perecível no Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), localizado na Rua Paulo Leal, 454 – centro, na quinta-feira (06), das 14h30 às 17 horas. Dentre os itens para a troca do ingresso estão: arroz, feijão, óleo, macarrão, café, açúcar, trigo e milharina. 

De acordo coma diretora do CMMAA, Marxlene Bezerra, todo alimento arrecadado será distribuído para as famílias carentes que são assistidas pelo projeto.

Após uma pausa de dois anos devido a pandemia, o Cine Azul retorna numa sessão em que o protagonista é o autista.

 “Trata-se de uma sessão em que a criança com o espectro autista terá o apoio de terapeutas multidisciplinares onde poderão andar, cantar, conversar, em uma experiência diferente, divertida e confortável”, explica a diretora.

Além de possibilitar o acesso a uma atividade cultural de diversão em família, o evento também proporciona a socialização e a inclusão, em que crianças típicas e atípicas se encontram e podem interagir.  

O filme exibido será “Minions 2: A Origem de Gru” é a continuação das aventuras dos Minions. Desta vez eles ajudam um Gru ainda criança, em sua descoberta como vilão. Juntos, eles exercem suas habilidades enquanto constroem seu primeiro covil, experimentam suas primeiras armas e realizam suas primeiras missões.