Uma ofensiva liderada pelos Estados Unidos visa o setor de tecnologia avançada chinês. (Foto: Schiefelbein/Pool via REUTERS)

Porto Velho, RO - Leonardo Sobreira, de Pequim (247) - A China irá concentrar-se nos próximos anos em desenvolver as áreas mais frágeis de sua economia, afirmou Zhao Chenxin, vice-diretor do Grupo Líder do Partido Comunista da China da Comissão de Desenvolvimento e Reforma, destacando as "tecnologias centrais".

Falando a jornalistas no centro de imprensa do 20º Congresso Nacional do PCCh nesta segunda-feira, 17, o oficial reiterou uma promessa do secretário-geral do partido, Xi Jinping, feita na abertura da reunião. Zhao aludiu à necessidade de a China "vencer uma batalha crítica nas tecnologias centrais”.

A declaração vem em meio a uma ofensiva liderada pelos Estados Unidos visando a tecnologia avançada chinesa. No final de agosto deste ano, o Departamento de Comércio dos EUA bloqueou a venda de chips avançados à China, golpeando temporariamente o setor de inteligência artificial do país asiático. Novas restrições foram aplicadas no início deste mês contra o setor de supercomputação da China.

Zhao também observou a necessidade de aprimorar a segurança alimentar, energética e de recursos, bem como das cadeias de suprimento. Isso não significa, observou o oficial posteriormente, um maior fechamento da economia chinesa.

Focar no doméstico não significa reduzir a abertura, frisou Zhao. O novo padrão de desenvolvimento é justamente sobre a interação das economias domésticas e internacionais, disse.

Destacando que a globalização econômica é um processo “irreversível”, ele sentenciou: Alguns países querem se dissociar, mas o mundo nunca voltará ao isolamento e à divisão.

Acreditamos que a abertura e a cooperação continuam a ser a tendência histórica, disse o oficial. Estaremos sempre do lado certo da história, sem sermos intimidados por ventos contrários e correntes, acrescentou.

Frente a um contexto “internacional complexo”, disse Zhao, diversas conquistas econômicas foram alcançadas pela China. Foram ganhos difíceis, que não teriam sido possíveis sem a gestão de Xi Jinping e seu Pensamento sobre o socialismo com características chinesas, destacou.

Fonte: Brasil247