Em entrevista, Marcos Rocha falou sobre os projetos que tem para a educação e destacou a criação do Programa Ganhe o mundo

Porto Velho, RO - O governo do Coronel Marcos Rocha foi um dos que mais investiu em Educação em Rondônia. O governador, que concorre à reeleição pelo partido União Brasil 44, substituiu escola de contêiner por estrutura de concreto, construiu mais de 200 salas de aula, reformou mais de 80% das escolas do estado, concedeu reajuste salarial de 33,24% aos servidores da educação, investiu na formação dos professores com bolsas de mestrado e doutorado e entrega de notebooks.

O coronel Marcos Rocha também criou a Carreta da Alegria, com caminhões que levam equipamentos, mobiliário, material didático, livros e kits pedagógicos para escolas em todo o estado. “A educação é uma prioridade do nosso governo.

Estamos trabalhando para avançar cada vez mais na educação, valorizando nossos professores, investindo nos nossos alunos, melhorando a estrutura das escolas, trazendo tecnologia, aprimorando a qualidade da merenda e dos kits escolares. E no segundo mandato vamos poder dar mais apoio aos jovens que precisão ajudar no sustento em casa, para que eles não parem de estudar”, afirmou Rocha.

Em entrevista, Marcos Rocha falou sobre os projetos que tem para a educação e destacou a criação do Programa Ganhe o mundo, que levará os 100 melhores alunos da rede estadual para fazer um intercâmbio nas melhores faculdades do exterior.

Investimento no futuro profissional dos alunos

O atual governador pontuou que muitos jovens do ensino médio têm abandonado a escola pela necessidade de contribuir com a renda da família. “O jovem não pode vender o futuro dele para ajudar no sustento da casa.

O estado precisa ajudar. E é por isso que no segundo mandato teremos o Bolsa-escola, um auxílio financeiro para que alunos de famílias de baixa renda possam concluir o ensino médio fazendo o ensino profissionalizante no contraturno, garantindo oportunidades reais de emprego no futuro, sem que a família, que depende da renda dele, tenha problemas”, declarou Marcos Rocha.

Rocha explicou que no segundo mandato haverá uma atenção especial com a educação profissionalizante, para que os jovens tenham mais oportunidade de trabalho no futuro de acordo com a aptidão e com a demanda de trabalho no nosso estado.

“Vamos criar programas no contraturno nas aulas, como o Jovem Agro, com a criação de escolas técnicas especializadas no agro; faremos o Jovem Empreendedor, com escolas no ensino em tempo integral focadas no empreendedorismo e o Jovem Criativo, com unidades focadas no desenvolvimento de atividades que apoiam jovens com talentos relacionados a cultura, com matérias que estimulam a criatividade e as habilidades que envolvem a economia criativa”, declarou Rocha.

O Coronel Marcos Rocha planeja criar também o ‘‘Integração escolas-Idep’’, no qual os jovens que receberem educação profissionalizante no contraturno da rede pública farão parte do banco de talentos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), aumentando assim a oportunidade de contratação para primeiro emprego.

Proteção dos alunos e cuidado com o ambiente escolar

Também são compromissos do Coronel Marcos Rocha a manutenção permanente das escolas com uso de aplicativos para que a própria comunidade escolar possa informar à Secretaria de Educação os reparos que precisam ser realizados para que sejam feitos com mais agilidade.

“Nós vamos seguir avançando na educação e na proteção dos nossos jovens. Vamos melhorar o que precisa ser melhorado, contratar mais profissionais para a educação, firmar parcerias com o Sistema S e ampliar a Ronda Escolar, para garantir a segurança nos arredores das escolas”, finalizou o Marcos Rocha.

Fonte: Assessoria