Porto Velho, RO - Rondônia está fazendo parte das discussões de medidas para garantir a continuidade de políticas públicas, sem prejuízo à sociedade para o período de transição de mandatos, durante o 123° Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, que está sendo realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, que teve início na quinta-feira (15) e com encerramento marcado para esta sexta-feira (16).

O Estado está sendo representado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sepog e também pela Superintendência Estadual de Comunicação - Secom, que pela primeira vez contribuirá para nortear as decisões de comunicação no Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração - Consad. Também participam do Fórum, o Superintendente Estadual de Licitações, Israel Evangelista da Silva; e o representante da Escola de Governo, Ramiro Vieira.

Para a superintendente da Secom, Rosângela Aparecida da Silva, a Comunicação vive uma nova fase no contexto nacional, sendo reconhecida como uma área de atuação estratégica para a gestão pública e ao progresso do País.

''A comunicação governamental não é a mesma das últimas décadas. Muitas quebras de paradigmas, mudanças nos cenários institucionais e políticos têm dado ênfase à importância da atuação e contribuição das secretarias, superintendências e diretorias de comunicação em todo País. Assim, investir em informar e dar publicidade para ações das instituições é estrategicamente a maneira mais eficiente de prestar contas à população, mostrar transparência do trabalho e da destinação dos recursos às necessidades dos municípios e estados'', afirma a superintendente.

TRANSPARÊNCIA

Com a nota de 95,8 pontos, a Comunicação do Estado de Rondônia foi classificada como a sétima melhor das gestões estaduais do Brasil, pelo Índice de Transparência e Governança Pública 2022. “Poder levar as ações do nosso Estado para o Fórum é motivo de muito orgulho. Estou na expectativa de adquirir e multiplicar experiências com todos os grupos de comunicação do País. Nossa missão no Fórum é contribuir para o desenvolvimento da administração pública com as estratégias transparentes da comunicação'', destacou.

A conselheira do Consad e secretária da Sepog, Beatriz Basílio também enfatizou a importância de Rondônia participar da construção coletiva de iniciativas que ajudem a aperfeiçoar a gestão na administração pública. “Nossa atual gestão é focada no desenvolvimento de procedimentos administrativos cada vez mais eficientes, que atendam de verdade as necessidades dos cidadãos, e no Fórum vamos ter uma nova oportunidade de debater soluções conjuntas para aprimoramento e modernização das nossas ações”, disse.

BOOK DE TRANSIÇÃO

No Fórum, está prevista a consolidação do Book de Transição, documento elaborado pelos técnicos dos Grupos de Trabalho do Consad, em parceria com o Centro de Lideranças Públicas - CLP, Fundação Dom Cabral.

Além disso, a programação inclui temas como qualidade de vida no trabalho, as mudanças com a reforma administrativa; marco legal das startups e contratação de soluções de inovação, e os desafios do saneamento.