Porto Velho, RO - A primeira edição da feira nacional da indústria calçadista vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2023 e tem como objetivo otimizar a dinâmica das feiras do Brasil.

O evento, promovido pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e organizado pela NürnbergMesse Brasil, vai acontecer no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

De acordo com Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados, tanto as estratégias quanto às datas escolhidas para a feira foram pensadas de acordo com a demanda do mercado, considerando as empresas envolvidas no projeto.

Assim, Haroldo ressalta que “Não somente as datas serão decididas com o engajamento dos empresários, como toda a estratégia da feira. Buscamos, acima de tudo, a unidade da indústria calçadista nacional. É uma feira que nasce dos empresários para os empresários”.

Por isso, a feira vai apresentar as coleções de inverno/outono 2024, mas já com a segunda edição prevista para maio de 2024 para apresentar os lançamentos primavera/verão 2024/1025.

Mas, afinal, com tanta novidade prevista para as novas edições da feira nacional da indústria calçadista, quais serão as expectativas para o evento? Continue lendo e descubra!
Expectativas para a indústria calçadista

Focar em conexões e negócios está entre os critérios para a realização da nova feira nacional da indústria calçadista. Contudo, outros pontos importantes são considerados, como a transparência em políticas de comercialização dos espaços e o engajamento por parte dos empresários nas decisões.

Somando a isso, de acordo com Haroldo Ferreira uma proposta nova de zoneamento e que favoreça a circulação dos compradores e a redução dos custos para expositores também estão entre os critérios da feira.

Isso tudo porque a indústria calçadista já entrou em 2022 com previsão de um crescimento de 2,6%, de acordo com a Abicalçados e a expectativa é que esse crescimento siga em +4,5% para 2023. Afinal, a moda de calçados está cada vez mais em alta. Assim, é fundamental que a feira participe ativamente desse crescimento, trazendo vantagens tanto para os empresários quanto para os consumidores.

É certo que as exportações têm papel fundamental nesse crescimento. Por isso, na organização da feira foram analisadas propostas das empresas promotoras tanto nacionais quanto internacionais que participaram da concorrência. Isso com certeza vai possibilitar novas oportunidades de negócios aos participantes do evento.

Novas oportunidades de negócios

Ficar por dentro do que está por vir no mundo da moda calçadista e assim ter a chance de antecipar suas estratégias é uma das principais vantagens que a feira nacional da indústria proporciona aos participantes. Porém, para além disso os participantes da feira também vão ter acesso a novas oportunidades de negócios.

Inclusive, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, observa que tudo o que é desenvolvido em benefício do setor de calçados tem o apoio da promotora do evento, pois ela está disponível e aberta à iniciativa da Abicalçados.

Nesse contexto, Abdala reforça que estão há 53 no mercado “sempre com o propósito de gerar negócios''. Se está se pensando em um novo perfil de evento, que virá para o bem do setor calçadista, nós seremos parceiros”.

Ou seja, com o crescimento da indústria calçadista somado ao surgimento de novas propostas e produtos, a tendência é que a demanda de calçados aumente devido às implicações que essas mudanças causam no mundo da moda. Por isso, participar da feira nacional da indústria calçadista também pode ser uma excelente maneira de ficar por dentro das novidades do mundo dos calçados.