No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias

Porto Velho, RO - Sete casos novos de varíola de macacos foram registrados no Amazonas, nesta segunda-feira (5), sendo todos homens, com idades entre 22 a 46 anos, residentes de Manaus. Apenas um dos casos confirmados necessitou de internação, em razão de ter doença pré-existente; os demais seguem em isolamento domiciliar.

A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que contabiliza no Amazonas das 114 notificações, 37 casos foram confirmados, 60 descartados, 17 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença.

Dos 37 casos confirmados, 35 (94%) eram do sexo masculino e 02 (6%) do sexo feminino, com mediana de idade de 29 anos (mín.: 20 anos; máx. 57 anos). Desse total, foi observado que 67% dos casos confirmados tiveram contato íntimo, incluindo sexual, com desconhecido/a(s) e ou parceiro/a(s) casual(is) ou múltiplas, nos últimos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

Nos feriados da Semana da Pátria, hoje e quarta-feira (07) e ponto facultativo de terça (06), os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na capital, estão orientadas para realizar atendimento de casos suspeitos de varíola de macacos, chamada também de Monkeypox. As unidades funcionarão normalmente, em plantão 24h.

Entre as orientações dos médicos, as pessoas devem evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas e buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;

No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame e em casos suspeitos, ficar em isolamento até resultado laboratorial.

Fonte: Portal CM7