Moletons fornecem mais do que apenas conforto físico; eles também administram conforto emocional, semelhante ao de um cobertor pesado

Porto Velho, RO - Se você é pai de um adolescente (ou talvez um pré-adolescente), então você provavelmente entende o que está por vir neste texto. Eu tenho um filho de 15 anos que usa moletons de manga comprida no meio do verão quente da Geórgia (EUA). Recentemente, tuitei sobre isso e muitas pessoas comentaram catarticamente.

Eu sou o ex-presidente da American Meteorological Society (AMS) e um cientista climático. Eu sei um pouco sobre o calor, então essa observação me incomodou por um tempo. Decidi usar minha curiosidade e treinamento científico para explorar se há alguma base científica por trás do motivo pelo qual os adolescentes usam moletons no calor do verão.

Para contextualizar, o clima está aquecendo e os verões provavelmente estão ficando mais quentes. Escrevi um artigo na Forbes detalhando como as distribuições de temperatura mudaram. Valores extremos de calor de algumas décadas atrás são cada vez mais “normais” hoje.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) projeta que a maior parte do país experimentará temperaturas “acima do normal” na maior parte de agosto, assim como muitos distritos escolares em todo o país estão iniciando as aulas. Eu suspeito que o calor não vai parar os moletons, no entanto.

Como cientista, minha primeira inclinação foi explorar o que está lá fora. Minha primeira parada não foi uma revista acadêmica.

Era um ensaio de Ian Lecklitner na Mel Magazine intitulado “Pare de criticar as pessoas que usam moletons durante o verão”. Ele passou a expor várias razões para usar a roupa, incluindo:

Proteção contra radiação ultravioleta (UV) causadora de câncer
Armadura contra mosquitos irritantes
Mais bolsos

Preocupações com a imagem corporal

Francamente, tudo isso faz sentido para mim. Meu próprio filho até diz que faz frio em algumas de suas salas de aula. Uma explicação que realmente chamou minha atenção foi consistente com muitas das explicações do tuíte. Lecklitner escreve: “Moletons fornecem mais do que apenas conforto físico; eles também administram conforto emocional, semelhante ao de um cobertor pesado.”

Ah, é aí que entra a literatura científica. Corri até o amigo de todos os pesquisadores acadêmicos da Ivory Tower — o Google Scholar. Digitei o termo “cobertor pesado” na barra de pesquisa. Surpreendentemente (pelo menos para mim), existem estudos robustos e de longa data sobre o uso de cobertores pesados ​​para apoiar pessoas no espectro do autismo, que sofrem de insônia ou lidam com ansiedade ou hiperatividade.

Lecklitner levantou a hipótese em seu ensaio de que talvez os moletons tenham uma função semelhante aos cobertores pesados. Eu sei que isso já existe há anos, mas pessoalmente notei mais depois da pandemia do Covid-19. Embora especulativa, a pandemia certamente foi um estímulo emocionalmente chocante para esta geração.

Uma pesquisa rápida no meu aplicativo de compras favorito revelou que os moletons com capuz são na verdade uma “coisa”. Quem sabia? Existem também inúmeras linhas de moletons projetados com tecidos mais leves e respiráveis.

Mike Benge escreveu recentemente na revista Trailrunner: “Enquanto o verão para alguns é a época para trajes que mostram o corpo, um número crescente de corredores de trilha está percebendo os benefícios dos moletons superleves de manga longa por sua proteção solar, versatilidade e conforto – e mesmo o estilo que vai diretamente para o bar.

Minha própria pesquisa mudou minha perspectiva sobre esse assunto e vou parar de incomodar meu filho. Se ele estiver confortável (e não sucumbir à doença do calor), estou tranquilo. Esperançosamente, essa geração de “moletom com capuz” também está ajudando a corroer preconceitos ou percepções sociais exibidos em relação aos jovens de cor usando moletons também.

Fonte: Diário da Amazônia