Operação Conexão Internacional ocorre em Espigão d’Oeste (RO), Cacoal (RO) e Foz do Iguaçu (PR). Nesta terça-feira (23)

Porto Velho, RO - A PF (Polícia Federal) cumpriu mandados de busca e apreensão em operação contra exploração ilegal de pedras preciosas em TI (Terra Indígena). A operação Conexão Internacional ocorreu em Espigão d’Oeste (RO), Cacoal (RO) e Foz do Iguaçu (PR). Nesta terça-feira (23).

De acordo com a PF, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em duas cidades de Rondônia e Foz do Iguaçu (PR). Além disso, os suspeitos devem fazer o uso de tornozeleira eletrônica.

A Justiça também determinou o sequestro e bloqueio de bens dos suspeitos em R$ 120.000,00 para cada um.
Apreensão de diamantes

Conforme relato da PF, a operação teve início após a prisão em flagrante de três homens, no aeroporto de Cacoal. Com o trio havia muitos diamantes, dólares, guaranis e petrechos para avaliação das pedras.

Além disso, entre os presos há um brasileiro, um paraguaio e um americano. Eles estavam com 25 diamantes brutos, ao todo as pedras preciosas tinham quase 45 quilates.

De acordo com a PF, os diamantes foram extraídos da reserva indígena e eram vendidos de forma ilegal tanto no mercado nacional, quanto no exterior. Também foi identificada a participação de um advogado, que usava a profissão para vender pedras preciosas. Além de manter contato direto com os clientes estrangeiros.
Justiça Federal em Ji-Paraná


Agente da PF em ação contra exploração ilegal de diamantes em Terra Indígena em Rondônia – Foto: Polícia Federal

O Juiz Federal da 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Ji-Paraná-RO deferiu as medidas cautelares. 24 Policiais Federais participaram da operação. Por fim, os suspeitos poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Fonte: Diário da Amazônia