Palestra orienta servidores sobre formas de violência contra a mulher

Porto velho, RO - Encerrando a campanha “Agosto Lilás”, de enfrentamento à violência doméstica, a Prefeitura ofertou, na manhã desta quarta-feira (31), uma palestra sobre as várias formas de abuso e violência contra a mulher. O tema foi apresentado a servidoras da Secretaria Municipal de Administração (Semad).


Delegada Rosilei de Lima orienta sobre denúncias

A palestrante foi a delegada de polícia Rosilei de Lima, que também atua como diretora da Academia de Polícia Civil. Ela orientou as servidoras presentes a denunciarem os casos presenciados.

“Se você tem conhecimento de uma mulher em situação de violência, ligue para o 197. A denúncia pode ser anônima, ela será encaminhada para uma Delegacia de Atendimento à Mulher e esse registro vai virar um procedimento policial. O infrator e a vítima serão intimados e, se for o caso, será pedida a medida protetiva em favor da mulher”, explica a delegada.

Caso a violência esteja acontecendo no momento da denúncia, a indicação é que o denunciante acione a Polícia Militar pelo 190. “O que importa é que a mulher saia desse estado de letargia e procure ajuda, antes que seja tarde demais. O que não pode é deixar que a violência tome lastro maior e que ela seja fatalmente vitimada”, alerta Rosilei de Lima.


Servidoras receberam aula de defesa pessoal

Segundo a delegada, em 2020 foram registrados 59 casos de mulheres assassinadas em Rondônia, sendo 14 feminicídios. Já em 2021, das 44 mulheres assassinadas, 16 dos casos foram feminicídios. “O número assusta ainda mais este ano. Em 2022, de janeiro a julho, nós já temos registro de 16 feminicídios, superando todo o ano de 2021”, revela.

EVENTO

O evento faz parte das ações da Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO) da Semad. “É sempre muito importante trazer conscientização para os nossos servidores e fazemos os eventos voltados para eles. Esse tema é um alerta e nós não podemos tratar isso como se fosse uma coisa natural.

Nós mulheres precisamos ter voz. Já os homens precisam ser muito mais conscientes já que são a maioria dos infratores”, disse a secretária adjunta da Semad, Ana Cláudia Magalhães.

A CSO oferece também atendimento psicológico para as servidoras e, durante o evento, ofereceu uma aula de defesa pessoal às mulheres. “Eu me sinto honrada em participar de um evento tão importante como esse.

Há mulheres que, muitas vezes, nem tem noção de que estão sofrendo a violência quando se trata do abuso psicológico ou moral. Como mulheres, nós precisamos ter essa consciência para nós e também para podermos ajudar a outras que estejam passando por essa situação”, considerou a servidora Gabriela Loiola.









Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)