Nomes dos candidatos a senadores podem ser registrados até 15 de agosto na Justiça Eleitoral.

Porto Velho, RO - Oito candidatos registraram candidatura na Justiça Eleitoral para disputar a única vaga de Rondônia ao Senado Federal nas Eleições 2022. São eles:

Acir Gurgacz (PDT)
Cláudia Moura (MDB)
Jaqueline Cassol (PP)
Mariana Carvalho (Republicanos)
Dra. Rosângela Lázaro (AGIR)
Expedito Júnior (PSD)
Jaime Bagattoli (PL)
Pastor Josinélio (PMB)

Os nomes dos candidatos a senadores podem ser registrados até 15 de agosto. Segundo o TSE, somente candidatos aprovados nas convenções partidárias podem concorrer às eleições.

Até a próxima semana, as siglas podem retirar as candidaturas desde que os filiados do partido tenham dado permissão à executiva para discutir esses assuntos.

Veja quem são os candidatos a senador já registrados em Rondônia:

Acir Gurgacz (PDT)


Acir Gurgacz vai tentar reeleição para o Senado — Foto: Pedro França / Agência Senado

Acir Marcos Gurgacz, de 60 anos, é natural de Cascavel, no Paraná. Atualmente ele ocupa uma das vagas de Rondônia no Senado

Acir migrou para Rondônia na década de 1970. Seu ingresso na vida pública aconteceu em 2000, quando foi eleito prefeito de Ji-Paraná, interior do estado. Em 2006, foi eleito pela primeira vez senador de Rondônia. Em 2014 foi reeleito ao Senado.

Nas eleições de 2022 ele vai tentar ser reeleito como senador. Ele informou à Justiça Eleitoral que têm curso superior incompleto.

Cláudia Moura (MDB)


Cláudia Moura é candidata ao Senado por Rondônia — Foto: Reprodução

Cláudia Lucenna Aires Moura de Oliveira tem 55 anos e nasceu em Goiânia, capital de Goiás. Atualmente exerce a função de jornalista e redatora.

Em 2018 ela se candidatou a deputada federal pelo MDB, sua primeira disputa em uma eleição. Agora em 2022 ela vai disputar o Senado pelo mesmo partido.

Cláudia é jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing Social pela Universidade de Brasília (UnB). Na vida pública ela já foi gestora da Secretaria Municipal de Ariquemes e a Secretaria Estadual de Assistência Social em Ariquemes.

Jaqueline Cassol (PP)


Jaqueline Cassol (PP) é candidata ao Senado em RO — Foto: Reprodução

Atual deputada federal de Rondônia, Dirlane Jaqueline Cassol tem 47 anos e nasceu na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.

Formada em Direito, Jaqueline Cassol tem pós-graduação em Direito Público e Penal. Os principais cargos públicos que ocupou foram de diretora-geral do Detran e secretária estadual de Assuntos Estratégicos, durante o governo do irmão, Ivo Cassol.

Em 2014 ela entrou na disputa pela cadeira do governo de Rondônia. Quatro anos depois, em 2018, ela se candidatou a deputada federal e foi eleita com 34.193 votos. Agora ela tenta a vaga de Senado pelo Progressistas (PP).

Mariana Carvalho (Republicanos)


Mariana Carvalho é candidata ao Senado em Rondônia — Foto: Reprodução

Atual deputada federal de Rondônia, Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes tem 35 anos e nasceu em São Paulo, capital.

Mariana é formada em Direito no Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ULBRA) e em Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca).

Sua trajetória política começou em 2008, quando foi eleita vereadora de Porto Velho. Em 2014 ela se candidatou como deputada federal e venceu, com 60.324 votos. Nas Eleições gerais de 2018 foi reeleita deputada, obtendo 38.776 votos pelo PSDB. Em 2022 ela anunciou candidatura ao Senado pelo Republicanos.

Dra. Rosângela Lázaro (AGIR)


Rosangela Lázaro de Oliveira — Foto: Reprodução

Rosangela Lázaro de Oliveira tem 59 anos e é natural de Aracaju, capital do Sergipe. Ela é bacharel em direito e atua como advogada.

Essa é sua primeira disputa em uma eleição.

Expedito Júnior (PSD)


Expedito Junior — Foto: Divulgação

Expedito Gonçalves Ferreira Júnior tem 59 anos e nasceu em Guararape, interior de São Paulo. Ele é ex-senador e professor do ensino fundamental.

Na política, Expedito já foi vereador de Rolim de Moura (RO) e deputado federal por três mandatos. Em 2006, foi eleito senador pelo PPS.

Jaime Bagattoli (PL)


Jaime Bagattoli — Foto: Reprodução

Jaime Maximino Bagattoli tem 61 anos e nasceu em Presidente Getúlio, interior de Santa Catarina. Atualmente, atua no agronegócio e mora em Vilhena (RO).

Em 2018, disputou uma vaga no Senado e ficou em terceiro lugar.

Pastor Josinélio (PMB)


Pastor Josinélio — Foto: Divulgação

Josinélio Muniz de Oliveira tem 45 anos e nasceu em Jaru (RO). Ele é advogado e atualmente atua como pastor. Em 2020, ele foi candidato a vice-prefeito de Porto Velho, mas não se elegeu.


Fonte: G1/RO