Eleições 2022 - Rondônia

Porto Velho, RO - Há três semanas do início do período de propaganda eleitoral partidária, o Instituto Phoenix divulgou nesta terça-feira 26.07 uma pesquisa de intenção de votos para candidatos a deputado federal em Rondônia.

Na lista composta por 37 nomes, boa parte deles são de candidatos do União Brasil (UBr) e do Partido Liberal (PL), mas também de outros partidos como o Podemos, o MDB e o Republicanos.

Se a eleição fosse hoje, a pesquisa apontou que esses seriam os nove mais votados (lembrando que são apenas oito vagas e que o oitave e o nono candidatos estão empatados).

O primeiro seria o deputado federal Coronel Chrisostomo (PL) com 7,8%, o ex-secretário de saúde Fernando Máximo (UBr), com 6,7%, e os deputados federais Expedito Netto (PSD) e Lucas Folador (PSC), respectivamente com 6,4% e 5,7%.

Nas outras posições tem-se: Luiz Cláudio da Agricultura (PL), com 5,4%, a ex-deputada Marinha Raupp (MDB), com 4,8%, o ex-deputado federal Lindomar Garçom (Republicanos) com 4,7%.
O ex-prefeito da capital e deputado federal Mauro Nazif (PSB) e o atual vice-prefeito de Porto Velho, ex-vereador Maurício Carvalho (UBr) estão empatados, respectivamente, na oitava e nova posições com 4,2% das intenções de voto.

Na pesquisa divulgada dia 12 de junho, a única diferença entre os nove primeiro colocados era que a ex-senadora Fátima Cleide (PT) estava na segunda colocação e Fernando Máximo em sétimo colocado; a nona colocação estava nas mãos do delegado Thiago Flores (MDB); Lindomar Garçom estava em 4º e Lucas Folador em 5º, Luiz Cláudio em 3º. A primeira colocação já estava nas mãos do Coronel Chrisóstomo.

Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – que não leva em conta o voto dos indecisos. Na tabela abaixo, confira os 38 nomes, percentuais e partidos dos candidatos que apareceram bem na pesquisa espontânea:




DADOS DA PESQUISA

Pesquisa realizada entre os dias 21 a 24 de julho de 2022 com 1.201 eleitores do Estado, em 14 municípios. Possui margem de erro de + ou -3%, intervalo de confiança de 96% e registrada no TRE-RO com o número 06822/2022. É assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 1 7655-A)