No início da tarde de hoje (25), três pessoas foram presas em flagrante ao tentar roubar um transformador de energia em um condomínio

Porto Velho, RO - No início da tarde de hoje (25), três pessoas foram presas em flagrante ao tentar roubar um transformador de energia em um condomínio localizado na zona Leste da capital. O equipamento pesa cerca de 150 kg, estava preso no alto de um poste de concreto e tem a função de distribuir energia para centenas de famílias do condomínio.

Este tipo de crime gera transtornos não apenas à Energisa, como também à população, já que os clientes atendidos pelo equipamento acabam ficando sem energia. Vale salientar também que há o risco de sérios acidentes ao manusear o transformador sem o devido conhecimento, devido à alta tensão da rede elétrica.

No ano passado, mais de 200 equipamentos da Energisa foram roubados em Rondônia. De janeiro a junho deste ano o furto de cabos e transformadores afetou diretamente mais de 500 clientes da empresa no estado, interrompendo o fornecimento de energia destes clientes por cerca de 25 horas no total.

Objetivando coibir estes crimes, a concessionária está implantando novas tecnologias como a blindagem dos circuitos e a expectativa é de que a substituição de cabos normais por blindados inicie ainda este ano. Os pontos com maior incidência de roubo também estão sendo mapeados e a empresa alerta para que a população chame a polícia se testemunhar algum furto.

Fonte: Diário da Amazônia