Construção teve investimento de R$ 403 mil, com objetivo de oferecer qualidade e segurança contra contaminações dos resíduos gerados

Porto Velho, RO - Importante serviço prestado ao meio ambiente e consequentemente à população, o isolamento temporário de resíduos contaminantes gerados em unidades de Saúde é possível mediante a construção de abrigos. Para contemplar esta missão, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau entregou, no dia 20 de junho, para o Hospital de Urgência e Emergência – Heuro, de Cacoal, a obra do Abrigo de Resíduos de Serviços de Saúde – RSS.

A construção teve investimento de R$ 403 mil reais, com objetivo de oferecer qualidade e segurança contra contaminações dos resíduos gerados no Hospital. A unidade possuía uma estrutura antiga de madeira. O projeto foi desenvolvido com estrutura de concreto armado e alvenaria de vedação, revestimento cerâmico em pisos e paredes, acessos internos e externos para armazenamento e retirada dos resíduos, ambientes para lavagem dos carrinhos, área para resíduos comuns e contaminados, além de ambiente para câmara frigorífica, num total de 114,46m². A obra durou exatos seis meses; teve início em dezembro de 2021.

O secretário adjunto da Sesau, Maxwendell Batista ressalta a importância do abrigo para o Hospital. “Com um abrigo projetado e gerenciamento adequados são evitadas contaminações de solo e água, disseminação de doenças e muitas outras formas de destruição ambiental, além de proteger os pacientes e a população que reside no entorno”, explica o adjunto.

A diretora do Heuro de Cacoal, Meila Witt Silva reforça que a construção proporcionará segurança durante a manipulação dos resíduos contaminantes e comuns. “O armazenamento correto desses resíduos é muito importante e evita o risco de contaminação”.

DESCARTE DO LIXO

O descarte de lixo hospitalar é de suma importância e exige que seja correto para cada tipo, a fim de não gerar impactos ao meio ambiente. Estes resíduos são classificados como perigosos, pois além de contaminar o meio ambiente, podem representar riscos à saúde humana. “O Abrigo de Resíduos de Serviços de Saúde tem como objetivo minimizar os riscos, reduzindo os resíduos perigosos e cumprindo a legislação referente à saúde e ao meio ambiente de forma a dar um encaminhamento seguro e de forma eficiente dos resíduos gerados pelo Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal”, define Tauane Amorim, gestora do contrato de obras da Sesau.