Evento acontece até 23 de junho, no auditório da Escola Major Guapindaia, em Porto Velho

Porto Velho, RO - Acontece até quinta-feira (23) o Seminário de Lançamento do Referencial Curricular do Ensino Médio do estado de Rondônia. O evento que teve início da segunda-feira (20), é destinado às escolas de Porto Velho, e é realizado no auditório da Escola Estadual Major Guapindaia. Dentre as atividades coordenadas pela Secretária de Estado da Educação – Seduc, estão palestras, oficinas, roda de conversa e abertura para questionamentos e dúvidas sobre as novas diretrizes curriculares.

O seminário vai preparar os professores, gestores, supervisores e orientadores de escolas estaduais da Capital, bem como representantes das Coordenadorias Regionais de Educação – CRE e técnicos da Diretoria Geral da Educação, sobre as práticas pedagógicas relacionadas à implementação do referencial, a fim de dar continuidade aos trabalhos.

O Novo Ensino Médio tem por intuito aprimorar os conhecimentos dos jovens estudantes de Rondônia e está sendo implementados nos primeiros anos, nas escolas estaduais.

A diretora-geral de Educação, Irany Oliveira, comenta que implantar o Novo Ensino Médio foi um trabalho desafiador e inovador para todos da Seduc. “Agora a missão é seguir para a parte prática e se apropriar desse trabalho, para aplicar nas escolas estaduais, em todas as modalidades do Ensino Médio, por meio de troca de ideias e experiências”, pontua.

Devido às dificuldades que o ensino enfrentava, o Plano Nacional de Educação -PNE pontuou a necessidade de uma renovação do Ensino Médio. Em 2017, aconteceu o lançamento de aprovação da Lei n° 13.415/2017, que já passou por inúmeras alterações até ser ajustado e implantado no Estado. Para a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, que participou das primeiras discussões, o sentimento é de satisfação pelo trabalho deveras desempenhado.

“Presenciar esse seminário é o fechamento de um ciclo do trabalho que iniciamos em 2014. É uma data muito importante para Rede Estadual de Ensino. A maioria dos Estados contratou uma consultoria externa, com valores altos, para fazer essa preparação, mas no Estado de Rondônia foi realizado pelos próprios profissionais da Seduc”, destaca.

NOVO ENSINO MÉDIO

A implementação é composta por uma parte comum e obrigatória à rede de Ensino do Estado, denominada Base Nacional Comum Curricular, e outra parte que propõe a flexibilização curricular, permitindo ao estudante a escolha da área de conhecimento e/ou formação profissional e técnica para aprofundar os seus estudos.

Diante dessas escolhas, a reformulação aproxima ainda mais a escola da realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho.

Nesse processo, o referencial curricular institui que os itinerários formativos devem ser desenvolvidos por meio das unidades curriculares: trilhas de aprofundamento, projeto de vida, eletivas e espanhol. Sendo que sua implementação acontecerá conforme a arquitetura curricular elaborada para o sistema estadual de ensino.