Equipes médicas de enfermagem, fisioterapia e psicologia que atuam no atendimento às gestantes serão capacitadas

Porto Velho, RO - O Projeto Tele-UTI Obstétrica promovido pelo Ministério da Saúde, capacita a partir deste mês, a equipe multiprofissional da unidade de terapia intensiva – UTI adulta, maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP, com foco no atendimento de gestantes diagnosticadas com a covid-19 e outras comorbidades de alto risco.

Por meio de estudos de casos reais, que fazem parte da rotina dos intensivistas, ginecologistas obstetras e equipe, os profissionais poderão sanar suas dúvidas sobre casos de gestantes/puérperas com diagnóstico confirmado ou suspeito para a covid-19 e doenças obstétricas relacionadas com mortalidade materna, como hipertensão, hemorragia e infecção, por plataforma remota.

A assessora técnica da unidade, Patrícia Oliveira contou que o projeto foi iniciado em 2020, no período mais crítico da pandemia, para amparar e discutir os casos complexos de pacientes gestantes confirmadas ou suspeitas para a covid-19 e com complicações oriundas da doença. “Foi muito bom contar com o suporte de profissionais que passavam pelos mesmos desafios que os nossos. O apoio foi primordial para salvar vidas”, frisou.

A médica obstetra Denise Nocrato, coordenadora da maternidade do HBAP, explanou “aprender, se capacitar, e estar mais preparado para o dia a dia profissional, é um dos fatores fundamentais para um bom atendimento, analisaremos o tempo de intubação, de internação na UTI, e outros fatores agravantes do quadro de saúde das gestantes”.

O diretor-geral do HBAP, Rodrigo Bastos explica sobre o papel do hospital como referência no Estado. “Nós somos referência no atendimento da gestante de alto risco, com assistência no centro obstétrico, maternidade, unidade de terapia intensiva adulta e neonatal para os recém-nascidos, o nosso esforço é diário para salvar vidas”.