A blitz educativa realizada pelo Detran na zona leste de Porto Velho comemorou o Dia Mundial da Bicicleta com a distribuição de acessórios de segurança aos ciclistas
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, os ciclistas têm prioridade sobre os veículos automotores, e os pedestres têm prioridade sobre os ciclistas. Isso significa que os veículos de maior porte são sempre responsáveis pela segurança dos menores, e todos pela segurança do pedestre.
“Ecologicamente correta, a bicicleta é muito utilizada pela população, mas ela deve ser conduzida com muita atenção, trazendo segurança a todos os usuários do trânsito”, disse diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira de Lima, ressaltando o slogan da campanha de trânsito promovida pelo Detran: “Juntos salvamos vidas”.
Ainda segundo a legislação em vigor, os ciclistas devem preferencialmente utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos, mas quando não houver devem usar sempre o lado direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. É proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres. “Também é importante destacar que ao pedalar em grupo, os ciclistas devem utilizar sempre fila única”, destacou Ruymar Pereira de Lima.
A blitz orientou ciclistas sobre a condução segura com o uso de acessórios de segurança
O coordenador da ação, Isac Barbosa, relatou que os ciclistas devem ficar atentos às regras de condução estabelecidas pelo CTB. “Nesta blitz vimos muitas crianças sendo carregadas de forma inadequada e perigosa, vimos até um bebê sendo levado dentro do cesto da bicicleta, totalmente solto, sem o mínimo de segurança. Neste caso, orientamos o cidadão a utilizar a cadeirinha, para que a criança seja transportada de forma segurança”, orientou Isac.
A equipe da Dtet, realizou a blitz na rua José Amador dos Reis, na zona leste de Porto Velho, além de orientar os ciclistas sobre a condução segura, também fez entrega de panfletos educativos e equipamentos de segurança utilizados nas bicicletas.
ORIENTAÇÕES
- Não entrar em alta velocidade em cruzamentos, esquinas ou saídas de garagem;
- Se preciso, ir até a calçada e atravessar a via como pedestre, empurrando a bicicleta;
- Não disputar espaço com motocicletas e automóveis;
- Pedestres têm prioridade sobre os ciclistas. Usar campainha quando necessário;
- Estabelecer contato visual com motoristas e pedestres, certificando que você foi visto por eles;
- Transitar no mesmo sentido dos veículos com total atenção nas vias.
- Nunca usar fones de ouvido;
- Se beber, não pedale. Bebida não combina com direção segura.
Dia do Mundial da Bicicleta
O dia 3 de junho foi instituído como Dia Mundial da Bicicleta em 2018 pela Organização das Nações Unidas. A data tem o objetivo de promover a conscientização sobre os benefícios sociais quanto a utilização da bicicleta para transporte e lazer.
“Pedalar é uma atividade que contribui para a mobilidade urbana sustentável e oferece diversos benefícios ao corpo humano, por isso sempre incentivamos o uso da bicicleta. Mas sempre com atenção no trânsito e obedecendo as regras de trânsito, porque nunca é demais lembrar que “Juntos salvamos vidas”, destacou o diretor geral do Detran RO.
0 Comentários